Determinação do espectro de atividade antifúngica de peptídeos sintéticos derivados de fatores anti-lipopolissacarídeos (ALFs)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Determinação do espectro de atividade antifúngica de peptídeos sintéticos derivados de fatores anti-lipopolissacarídeos (ALFs)

Mostrar registro completo

Título: Determinação do espectro de atividade antifúngica de peptídeos sintéticos derivados de fatores anti-lipopolissacarídeos (ALFs)
Autor: Aguiar, Joana Carvalho
Resumo: Os peptídeos antimicrobianos (AMPs) são antibióticos naturais que desempenham um papel crucial no sistema imunológico, agindo diretamente contra diversas classes de microrganismos, como bactérias, fungos filamentosos, leveduras, protozoários e até mesmo vírus. Os fatores anti-lipopolissacarídeos (ALFs) constituem uma diversa família de AMPs de crustáceos que possuem um domínio funcional (central β-hairpin) capaz de se ligar a componentes da superfície microbiana. O objetivo deste trabalho foi determinar o espectro de atividade antifúngica de peptídeos sintéticos derivados de ALFs de camarões contra os fungos filamentosos Fusarium oxysporum e Fusarium solani e contra as leveduras Candida albicans (linhagens ATCC 10231 e 12A) e Candida tropicalis. Por meio de síntese química, três peptídeos curtos e lineares (sem resíduos de cisteína) foram sintetizados com base na sequência aminoacídica do central β-hairpin dos ALFs dos Grupos E, F e G do camarão Litopenaeus vannamei, os quais foram denominados de Litvan ALF-E33-52, Litvan ALF-F31-50 e Litvan ALF-G35-54. Os peptídeos sintéticos foram utilizados em testes de concentração inibitória mínima (MIC) e de concentração fungicida mínima (MFC) para a determinação da sua atividade fungistática e fungicida, respectivamente. Enquanto os peptídeos Litvan ALF-E33-52 e Litvan ALF-F31-50 foram ativos apenas contra F. solani, o peptídeo Litvan ALF-G35-54 exibiu atividade fungistática e fungicida contra os dois fungos filamentosos do gênero Fusarium. Em relação às leveduras, todos os peptídeos sintéticos mostraram atividade contra C. tropicalis, porém não foram ativos contra a linhagem C. albicans 12A. Por outro lado, os peptídeos Litvan ALF-F31-50 e Litvan ALF-G35-54 foram capazes de inibir o crescimento da linhagem C. albicans ATCC 10231. Os resultados deste trabalho destacam o potencial biotecnológico de peptídeos sintéticos baseados em ALFs de camarões e oferecem perspectivas promissoras para aplicações no controle de infecções fúngicas.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética. Rafael Diego da Rosa.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250380
Data: 2023-09-06


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Vídeo .mp4 8.247Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir
Vídeo .mp4 8.247Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar