O caráter generalista da formação em Serviço Social no Brasil e a abordagem da questão agrária e das ruralidades

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O caráter generalista da formação em Serviço Social no Brasil e a abordagem da questão agrária e das ruralidades

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lusa, Mailiz Garibotti
dc.contributor.author Laureano, Eduarda Wilke
dc.contributor.author Cidral, Luana Silva
dc.date.accessioned 2023-09-06T16:23:27Z
dc.date.available 2023-09-06T16:23:27Z
dc.date.issued 2023-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250358
dc.description Resumo de atividades PIBIC 2022/2023 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa foi desenvolvida a partir da indagação do caráter generalista definido pelas Diretrizes Curriculares do Serviço Social brasileiro (ABESS, 1996) e com posicionamento crítico em relação à abordagem transversal da questão agrária e das ruralidades na formação profissional. Reconheceu-se as expectativas da categoria ao introduzir este caráter nas Diretrizes Curriculares de 1996, mas concluiu-se a falta de efetividade na formação de graduação, que por sua vez, implica em defasagem de competências e habilidades para a abordagem da totalidade. A pesquisa ocorreu de tipo exploratória, realizada a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético e no método de Marx. Utilizou-se a abordagem qualitativa, definindo nos procedimentos investigativos a pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Seguindo os Planos de Atividades das bolsistas houve contextualização por parte da orientadora sobre o projeto e estudo sobre as técnicas de pesquisa, isso tudo somado a discussões e embasamento bibliográfico. Após, foram discutidas as principais categorias teóricas de análise que contribuem para o entendimento sobre a definição de “perfil generalista da formação”. Assim, houve leitura de 14 entrevistas, no qual o grupo foi constituído por referências que participaram diretamente da construção das Diretrizes Curriculares pela atual Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) com o objetivo de aproximação com o objeto de estudo. Também realizaram estudos e discussões com a orientadora e os demais bolsistas sobre o perfil generalista da formação profissional e, complementarmente, sua relação com a abordagem da questão agrária e das ruralidades. As bolsistas auxiliaram na formulação e na discussão dos instrumentos de pesquisa e coletas de informações, a fim de implementar e atingir os objetivos desejados na pesquisa. Transversalmente à Iniciação Científica houve participação permanente das bolsistas nas atividades realizadas pelo núcleo Terra, Trabalho e Resistência. Dentre as atividades desenvolvidas houve participação e realização de eventos, bem como execução de um mesa redonda sobre os impactos do plano diretor em Florianópolis, Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária e mesa temática sobre análise das categorias de Marx com Virgínia Fontes. Houve escuta e troca sincera entre as bolsistas e orientadora em relação à avaliação e execução do projeto de pesquisa e das atividades previstas. Elaborou-se trabalhos sobre os resultados parciais e finais da investigação, bem como a escrita de três trabalhos que foram enviados para a Jornada Internacional de Políticas Públicas e para o III Seminário Internacional e VII Fórum de Serviço Social na Educação. Entre agosto e setembro ocorreu a produção do relatório final de pesquisa contendo a descrição de todas as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Serviço social, formação profissional, caráter generalista, questão agrária, diretrizes curriculares pt_BR
dc.title O caráter generalista da formação em Serviço Social no Brasil e a abordagem da questão agrária e das ruralidades pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Schappo, Sirlândia


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