Utilização de resíduo de cervejaria como fonte de carbono orgânico no cultivo de camarão Penaeus vannamei em sistema de bioflocos.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Utilização de resíduo de cervejaria como fonte de carbono orgânico no cultivo de camarão Penaeus vannamei em sistema de bioflocos.

Mostrar registro completo

Título: Utilização de resíduo de cervejaria como fonte de carbono orgânico no cultivo de camarão Penaeus vannamei em sistema de bioflocos.
Autor: Ramos, Felipe Ferrari
Resumo: O sistema de cultivo em bioflocos já é bem conhecido mundialmente, sendo bem avaliado por ser um sistema intensivo e que pode ser utilizado um menor espaço. Também se destaca pela utilização dos flocos como suplementação alimentar aos animais cultivados. Está diretamente ligado à economia circular, pois junta a ideia de reutilizar com interesse na sustentabilidade. Neste trabalho, foi utilizado o rejeito (subproduto) de cervejaria como fonte de carbono orgânico, em diferentes dosagens (10,12,15:1) na fertilização inicial de um sistema de bioflocos em fase de berçário, para o camarão Penaeus vannamei. Os resultados demonstraram que não houveram diferenças estatísticas entre os tratamentos, e atingimos bons resultados na qualidade de água. Sendo assim conclui-se que o rejeito da cervejaria é funcional para a produção de um sistema de bioflocos para o camarão-branco-do-pacífico na fase de berçário.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250299
Data: 2023-09-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
video pibic.mp4 11.08Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar