dc.contributor.author |
Savi, Aline Eyng |
|
dc.contributor.author |
Antunes, Elaine Gugliemi Pavei |
|
dc.contributor.author |
Peterson, Rúbia Carminatti |
|
dc.contributor.author |
Marchesan, Gláucia Regina |
|
dc.contributor.author |
Calabrez, Tainara |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-24T19:51:48Z |
|
dc.date.available |
2023-08-24T19:51:48Z |
|
dc.date.issued |
2020-05-12 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249671 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta o conceito de acessibilidade e sustentabilidade aplicados ao projeto inclusivo
de um parque infantil, realizado em Escola de Educação Básica Municipal, junto à atividade de
projeto de extensão universitária. O artigo apresenta relato do ensaio projetual e as etapas de sua
constituição. Houve a avaliação das condições específicas para o parque infantil (por meio de APO
e Levantamento Arquitetônico), além da Revisão de Literatura. O projeto escolheu brinquedos que
promovessem a inclusão das crianças, pois se considera a escola fundamental na formação da
cidadania. A aplicação desse conjunto de etapas permitiu pensar nas diferenças humanas e
potencializar as capacidades do indivíduo na apropriação do ambiente construído. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article presents the concept of accessibility and sustainability applied to the inclusive project of
a playground, carried out in a Municipal Basic Education School, along with the university extension
VIII ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto – UNISUL – Palhoça – 12 a 14 de maio de 2020
project activity. The article presents an account of the design essay and the stages of its constitution.
There was an assessment of the specific conditions for the playground (through APO), in addition to
the Literature Review. The project chose toys that promote the inclusion of children, as it is
considered the fundamental school in the formation of citizenship. The application of this set of steps
allowed us to think about human differences and enhance the individual's abilities in the
appropriation of the built environment. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab |
pt_BR |
dc.subject |
Parque infantil escolar, Acessibilidade, Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
School playground, Accessibility, Sustainability |
pt_BR |
dc.title |
Acessibilidade e Sustentabilidade em Projeto Inclusivo para Parque Infantil Escolar |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Accessibility and Sustainability in an Inclusive Project for a School Playground |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |