Abstract:
|
O presente trabalho tem como objetivo inicial obter um panorama geral das
publicações na área de Ensino de Física que envolvem o uso de simulações
computacionais. A partir da metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 2011)
foram selecionados trabalhos da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) e do
Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF). Os trabalhos encontrados mostram
as potencialidades e desafios que o uso de simulações computacionais apresenta
para o Ensino de Física. Como potencialidades os trabalhos destacam que as
simulações: ampliam o poder de observação e compreensão do fenômeno que está
sendo trabalhado, apresentam o conteúdo de forma mais interessante para os
educandos, trazem maior interação em sala de aula, levam a uma melhor visualização
de conceitos abstratos e que educando se torna agente ativo em sala de aula. Os
possíveis desafios que foram citados são: dificuldade do processo de modelagem do
fenômeno, falta de uma maior pesquisa na área, necessidade do educador conseguir
mostrar as limitações que o modelo apresenta, necessidade das escolas estar
equipadas com computadores e internet e que o educador precisa de uma preparação
para aprender a trabalhar tanto como modelagem como com o próprio software de
simulação. A segunda etapa traz a construção de uma sequência didática, elaborada
levando em conta os princípios do Design Educacional. O tema a ser tratado foi o
estudo dos gases, através da utilização do software computacional PhET. A sequência
foi projetada com o intuito de preparar aulas mais interativas, em que o educando
tivesse um papel ativo na construção do conhecimento e o educador fosse o mediador
dessa construção. |