dc.contributor.author |
Trierweiller, Andréa Cristina |
|
dc.contributor.author |
Vefago, Yuri Borba |
|
dc.contributor.author |
Maciel, Cássia Emídio |
|
dc.contributor.author |
Ferenhof, Helio Aisenberg |
|
dc.contributor.author |
Leopoldo, Joana Fenali |
|
dc.contributor.author |
Lotthammer, Karen |
|
dc.contributor.author |
Lima, Fabiana Santos |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-23T14:33:59Z |
|
dc.date.available |
2023-08-23T14:33:59Z |
|
dc.date.issued |
2020-05-12 |
|
dc.identifier.issn |
2596-237X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249628 |
|
dc.description.abstract |
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos
cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento
de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de
um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e
atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal
acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade
brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o
acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme
recomendação da CAPES. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the regulatory agency
for postgraduate in Brazil, which has as an evaluation criterion the monitoring alumni for five years
after the end of the course. This action is complex, without structuring: a process as well a
monitoring instrument that seeks periodic and updated information. Thus, this article aims to
demonstrate a structured way to carry out such monitoring employing a census in a postgraduate
program of a Brazilian University. The results indicate that the census questionnaire was an
instrument capable of providing the alumni follow-up, raising their profile, professional and
academic performance, as recommended by CAPES. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Grupo de Pesquisa Virtuhab |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-graduação; Egressos; Monitoramento de egressos; Avaliação. |
pt_BR |
dc.subject |
Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; Assessment |
pt_BR |
dc.title |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Alumni follow-up: a case study at a program of the Graduate Program in Information and Communication Technologies |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |