Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade

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Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade

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Title: Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
Author: Mourão, Nadja Maria; Melo, Caio Lacerda de
Abstract: Um produto pode atender aos fatores sociais e aos requisitos fundamentais e essenciais do consumidor sem despertar o prazer na relação entre produto e consumidor. Esse trabalho busca apresentar relações do design afetivo e alguns impactos de projetos sociais relacionadas aos calçados. O programa "Guardiões da infância" da UNICEF Croácia, busca conscientizar os consumidores para a erradicação da pobreza extrema na África. Outro exemplo é a campanha “Coloque-se no lugar dela”, onde um grupo de advogados relatou violações dos direitos dos trabalhadores domésticos no Kuwait. O terceiro exemplo foi a campanha “Pegada Sustentável” da Adidas, que teve grande impacto em São Paulo e em outras cidades onde existem lojas da marca. Nos exemplos apresentados pode-se comprovar a importância do papel do designer quanto formador de opinião. É importante destacar a contribuição sustentável, neste caso, a sustentabilidade afetiva pelos conceitos éticos do consumidor é possível criar um vínculo prazeroso entre o produto e o usuário.A product can meet the fundamental and essential categories and requirements of the costumers without arousing or enjoying the relationship between product and consumer. This project searches for solutions of affective design and some impacts of direct projects related to footwear. UNICEF's program "Guardiões da Infância" in Croatia raises awareness among consumers about the eradication of extreme poverty in Africa. Another example is the campaign called "Coloque-se no lugar dela" where a group of lawyers reported violations of the rights of domestic workers in Kuwait. The third example of a campaign is "Pegada Sustentável" of Adidas, which had great impacts in São Paulo and other cities where there are stores of the brand. The examples presented here demonstrate the importance of the opinion-forming role of the designer. It is important to highlight a sustainable contribution, in this case, an affective sustainability for the ethical concepts of consumption and creation of a pleasant bonding between the product and the user.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249516
Date: 2018-04-18


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