SENTIR, PERCEBER, NOTAR E COMPREENDER A HABITAÇÃO: A experiência multissensorial no design de interiores

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

SENTIR, PERCEBER, NOTAR E COMPREENDER A HABITAÇÃO: A experiência multissensorial no design de interiores

Mostrar registro completo

Título: SENTIR, PERCEBER, NOTAR E COMPREENDER A HABITAÇÃO: A experiência multissensorial no design de interiores
Autor: Sarmento, Ma Ana Carolina de Lima; Souza, Dr. Paulo Fernando de Almeida
Resumo: Os interiores revelam não só um espaço físico, mas também um ambiente psicológico de valores, gestos e significados. Partindo da problemática “Como diminuir os impactos ambientais em projetos de interiores?”, este artigo apresenta um modelo de indicadores de sustentabilidade adaptado para uso no design de interiores, que proporciona aos designers uma metodologia de projeto que permite uma antecipação desses impactos. Com isso, viabiliza a associação desse percurso projetivo e avaliativo dos impactos, pelos atores envolvidos a uma experiência multissensorial voltada ao sentir, perceber, notar e compreender, que se constituem em elementos- chave para a construção de uma percepção ambiental formativa para o processo de tomada de decisões e para a educação ambiental. Esta pesquisa configura-se de natureza exploratória e qualitativa. Apresenta como resultado uma reflexão sobre as etapas do design de interiores, desde a concepção do projeto a fase de pós-ocupação, uma vez que, a sustentabilidade deve ser aplicada como um requisito obrigatório para qualquer projeto de design.The interiors reveal not only a physical space but also a psychological environment of values, gestures and meanings. Starting from the problematic "How to reduce environmental impacts in interior projects?", This article presents a model of sustainability indicators of adapted that provides interior designers with a design methodology that allows anticipation of these impacts. With this, it makes possible the association of this projective and evaluative course of the impacts, by the involved actors to a multisensorial experience focused on the perception, perceiving, noting and understanding, that are constituted in key elements for the construction of a formative environmental perception for the process of decision-making and environmental education. This research is of an exploratory and qualitative nature. It presents as a result a reflection on the stages of interior design, from project design to post-occupation phase, since sustainability should be applied as a mandatory requirement for any design project.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249436
Data: 2018-04-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
ANAIS-ENSUS-2018-Volume-III-209-220.pdf 869.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar