Abstract:
|
Os municípios Palhoça, São José e Biguaçu são os municípios da Grande Florianópolis que concentram a maior parte dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), um financiamento federal que buscou reduzir o déficit habitacional do Brasil.
Os bairros Bela Vista e Caminho Novo compõem a área de estudo deste trabalho e encontram-se no município de Palhoça. Este recorte é apresentado tendo em vista o crescimento habitacional pela construção de novos condomínios do Programa Minha Casa, Minha Vida, que faz com que haja aumento da população desses bairros e consequentemente a da demanda de infraestrutura, serviços e lazer.
A demanda no setor educacional e principalmente no ensino infantil é grande e por isso, a investigação deste trabalho almeja entender a situação do bairro dentro do contexto do município e da área conurbada, e busca fazer uma reflexão acerca da relação entre a escola e a cidade, e seu potencial educador.
A questão de gênero também é levada em consideração já que cerca de 866 famílias são chefiadas por mães solo no bairro Bela Vista (CRAS Bela Vista), e estas mulheres também devem ter o direito de viver e aprender com a cidade, assim como do direito à creche para suas crianças.
Além desta reflexão, como uma proposta prática e que soluciona um dos problemas apresentados, propõe-se aqui o projeto arquitetônico de um Centro de Educação Infantil para atender crianças de 4 meses a 6 anos. O projeto consiste em um protótipo pré-fabricado e modular que é disposto na região a fim de acompanhar o crescimento da cidade. |