Abstract:
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Este trabalho, desenvolvido no âmbito da formação de professores para o ensino de
Ciências e Matemática, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como tema central a inter relação entre os saberes populares e os científicos, a partir da história de vida da
autora deste trabalho. A proposta deste estudo surge do interesse em compartilhar os
conhecimentos em torno das plantas medicinais, tema que foi conteúdo da formação
da autora do trabalho ao longo do curso, sobretudo nas aulas de fundamentos de
ciências da natureza e matemática, em que aprende-se química e biologia voltada
para a realidade dos sujeitos do campo. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho
é apresentar narrativas de histórias de vida da autora, com ênfase em suas memórias
e experiências sobre as plantas medicinais e, a partir disso, dialogar sobre a inter relação entre os saberes populares e conhecimentos científicos. Entre as principais
conclusões do trabalho destacam-se: revelar a riqueza que a inter-relação entre
saberes e populares e científicos pode proporcionar para a saúde das pessoas e para
o meio ambiente; fortalecer a importância do trabalho com as plantas medicinais para
as comunidades periféricas e para a educação do campo, sobretudo nos espaços
escolares; evidenciar a importância do registro dos saberes populares por meio da
pesquisa científica. |