Produção de conhecimento acerca das ginásticas competitivas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil: uma análise de teses e dissertações

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Produção de conhecimento acerca das ginásticas competitivas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil: uma análise de teses e dissertações

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Título: Produção de conhecimento acerca das ginásticas competitivas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil: uma análise de teses e dissertações
Autor: Maidana, Natasha Rose Davida
Resumo: Temos como ginásticas competitivas aquelas modalidades de ginástica que se manifestam por meio de apresentações realizadas por indivíduos de ambos os sexos, utilizando aparelhos ou não, utilizando elementos técnicos e expressão corporal nas coreografias criadas para competir em eventos buscando a melhor performance. Tendo em vista a complexidade do esporte, torna-se necessário refletir e pesquisar sobre diferentes faces e formas de vivenciar e perceber o esporte. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar a produção de conhecimento da pós-graduação, acerca das ginásticas competitivas, verificando os principais temas, características metodológicas, público alvo, subáreas de pesquisa e metodologias de ensino-aprendizagem, com vistas à compreensão das ginásticas de competição como campo investigativo e suas respectivas lacunas. Para tanto, foi realizada um mapeamento de teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil, relacionados ao campo da ginástica competitiva, por meio de uma revisão bibliográfica utilizando os indicativos da análise de conteúdo de Bardin (2016), para interpretação e discussão dos estudos encontrados. Os resultados apontam que há uma diversidade ampla de temas no campo das ginásticas competitivas, com maior número de estudos provenientes das regiões sul e sudeste do Brasil onde há maior desenvolvimento de certas modalidades. No que se refere às características metodológicas, a abordagem qualitativa foi mais utilizada, bem como o delineamento descritivo, tendo a entrevista como principal instrumento de coleta. Em relação às subáreas de pesquisa, a maior representatividade concentrou-se nos estudos pedagógicos, em que mencionaram diferentes métodos de ensino-aprendizagem, mas nem todos conseguiram retratar o método de forma sistematizada, indicando uma tendência de continuar a utilizar métodos tradicionais hierárquicos. A modo de conclusão, indicamos que ainda são necessárias investigações que tornam os modelos de ensino-aprendizagem protagonistas, intencionam a disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem e sua aplicação prática, bem como reflexão sobre os modelos já existentes. Também apontamos como lacuna investigativa a necessidade de pesquisas que tratem das modalidades ginásticas competitivas que não são consideradas tradicionais no cenário nacional, podendo ser um contributo para a ampliando da oferta de modalidades gímnicas no contexto a prática.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249144
Data: 2022-12-15


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