dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pozzebon, Eliane |
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dc.contributor.author |
Silva, Guilherme Vaz da |
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dc.date.accessioned |
2023-07-18T12:21:02Z |
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dc.date.available |
2023-07-18T12:21:02Z |
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dc.date.issued |
2023-07-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248976 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da Realidade
Aumentada (RA) e das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto
educacional, mais especificamente em aulas de Biologia para alunos do ensino
fundamental até 5° série, a partir da utilização de material já desenvolvido na
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), junto ao Laboratório de Tecnologias
Computacionais (LabTec). A rápida evolução tecnológica e o crescente acesso a
dispositivos móveis proporcionaram novas oportunidades para o ensino e
aprendizagem, possibilitando a criação de ambientes educacionais mais dinâmicos e
interativos. A RA é uma tecnologia que combina elementos do mundo real com
elementos virtuais, proporcionando uma experiência imersiva aos usuários. Neste
estudo, exploramos como a RA pode ser utilizada para enriquecer o ensino de
biologia, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda e significativa
dos conceitos abordados em sala de aula. Além disso, as TI desempenham um papel
fundamental nesse contexto, fornecendo as ferramentas e recursos necessários para
a implementação da RA. Através de aplicativos e softwares específicos, é possível
criar modelos tridimensionais interativos, simulações e jogos educativos que ajudam
os alunos a visualizar e manipular estruturas biológicas complexas, tornando o
processo de aprendizagem mais envolvente e estimulante. Desta forma será mostrado
os resultados de um plano de aula na disciplina de Biologia que foi desenvolvido junto
a uma instituição de ensino fundamental, sediado no município de Gravataí no estado
do Rio Grande do Sul para assim demonstrarmos o resultado dessa pesquisa aplicada
de caráter exploratório utilizando metodologia de análise de dados qualitativa em uma
turma do 7° ano com 31 alunos. Os resultados obtidos demonstraram o quão positivo
é a utilização de novas tecnologias como a RA no ensino-aprendizagem, a partir de
questionário aplicado antes e depois, junto a depoimento dos alunos. Estes resultados
demonstram que a maior parte dos alunos concordam que a aula de biologia se torna
muito mais interessante junto as interações e possibilidades que a realidade
aumentada traz ao ambiente de ensino. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work aims to investigate the application of Augmented Reality (AR) and
Information and Communication Technologies in the educational context, more
specifically in Biology classes for students from elementary school to 5th grade, based
on the use of material already developed in Federal University of Santa Catarina
(UFSC), together with the Laboratory of Computational Technologies (LabTec). The
rapid technological evolution and the growing access to mobile devices have provided
new opportunities for teaching and learning, enabling the creation of more dynamic
and interactive educational environments. AR is a technology that combines elements
of the real world with virtual elements, providing an immersive experience for users. In
this study, we explore how AR can be used to enrich biology teaching, providing
students with a deeper and more meaningful understanding of the concepts covered
in the classroom. In addition, IT plays a key role in this context, providing the necessary
tools and resources for the implementation of AR. Through specific applications and
software, it is possible to create interactive three-dimensional models, simulations and
educational games that help students to visualize and manipulate complex biological
structures, making the learning process more engaging and stimulating. In this way,
the results of a lesson plan in the discipline of Biology that was developed together
with an institution of fundamental education, based in the municipality of Gravataí in
the state of Rio Grande do Sul will be shown, in order to demonstrate the result of this
applied research of exploratory character using qualitative data analysis methodology
in a 7th grade class with 31 students. The results obtained demonstrate how positive
the use of new technologies such as AR in teaching-learning is, based on a
questionnaire applied before and after, together with the students' testimonies. These
results demonstrate that most students agree that the biology class becomes much
more interesting with the interactions and possibilities that augmented reality brings to
the teaching environment. |
pt_BR |
dc.format.extent |
50 f. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
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dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade Aumentada |
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dc.subject |
Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia |
pt_BR |
dc.title |
Novas práticas utilizando realidade aumentada no ensino de biologia em escolas de ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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