dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Perez, Anderson Luiz Fernandes |
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dc.contributor.author |
Teixeira, Felipe Johny |
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dc.date.accessioned |
2023-07-18T12:19:44Z |
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dc.date.available |
2023-07-18T12:19:44Z |
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dc.date.issued |
2023-07-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248974 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A invenção do motor a combustão interna teve como objetivo melhorar e facilitar o
meio de transporte voltado para o trabalho, consequentemente os veículos com combustão
interna ingressaram na vida cotidiana da população, afinal sua funcionalidade de transporte do
ponto A ao ponto B era feita de forma eficiente. Com o passar dos anos os veículos passaram
por melhorias, sempre visando aumentar a experiencia do usuário ao introduzir o que havia de
mais moderno na área da tecnologia automotiva até chegar aos primórdios da injeção eletrônica,
que surgiu para substituir o carburador. A injeção eletrônica consiste em melhorar a mistura
estequiométrica entre ar/combustível e regularizar a emissão de poluentes alcançando uma
máxima eficiência do motor.
A modificação veicular se tornou mais popular entre os entusiastas automotivos, por vários
fatores, como a competividade, substituição de peças antigas ou adaptação de um determinado
veículo para um cenário proposto. Neste trabalho é descrito o processo de substituição de uma
injeção de fábrica de um veículo Subaru Impreza por uma versão programável. São descritos
os passos necessários para configuração do mapa de injeção, bem como dos ajustes de
parâmetros visando melhor rendimento do motor e economia de combustível. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The invention of the internal combustion engine aimed to improve and facilitate the
means of transport aimed at work, consequently, vehicles with internal combustion entered the
daily life of the population, after all their functionality of transport from point A to point B was
done in a way efficient. Over the years, vehicles underwent improvements, always aiming to
increase the user experience by introducing the most modern in the field of automotive
technology until reaching the beginnings of electronic injection, which emerged to replace the
carburetor. Electronic injection consists of improving the stoichiometric mixture between
air/fuel and regulating pollutant emissions, achieving maximum engine efficiency.
Vehicle modification has become more popular among automotive enthusiasts, due to several
factors, such as competitiveness, replacing old parts or adapting a particular vehicle to a
proposed scenario. This work describes the replacement process of a factory injection of a
Subaru Impreza vehicle by a programmable version. The necessary steps for configuring the
injection map are described, as well as parameter adjustments aiming at better engine
performance and fuel economy. |
pt_BR |
dc.format.extent |
72 |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Araranguá, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Motor a Combustão Interna |
pt_BR |
dc.subject |
Injeção Eletrônica |
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dc.subject |
Subaru Impreza |
pt_BR |
dc.subject |
Injeção Programável |
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dc.subject |
Sensores e Atuadores |
pt_BR |
dc.title |
Implementação de um sistema de controle de injeção programável em um veículo Subaru Impreza |
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dc.type |
TCCgrad |
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