Abstract:
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A presente pesquisa buscou analisar se o curso de graduação em Ciências Contábeis oferece
uma boa educação financeira aos alunos, comparando o conhecimento em finanças pessoais
dos estudantes das fases iniciais com os das fases finais e verificando se há uma evolução
significativa com relação ao tema no decorrer do curso. Este estudo também contribui para que
se perceba o papel do ensino superior na formação pessoal de acadêmicos do curso de Ciências
Contábeis. A população escolhida para a pesquisa foi composta por todos os discentes de
graduação do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC),
ou seja, 818 alunos. A amostra analisada corresponde a todos os estudantes que responderam
ao questionário, um total de, 87 alunos. Nessa amostra, os respondentes foram desmembrados
entre alunos das fases iniciais, que correspondem aos alunos da 1a até a 5a fases, e alunos das
fases finais, que correspondem aos alunos da 6a até a 9a fases. Verificou-se com a presente
pesquisa que o curso de graduação em Ciências Contábeis oferece uma boa educação financeira
aos alunos, pois, após comparar as fases iniciais com as fases finais, foi possível perceber que
os alunos das fases finais apresentam maior domínio dos conceitos de finanças, além de estarem
mais propícios a tomarem melhores decisões de consumo, investimento e poupança. Esses
resultados corroboram com os estudos que foram utilizados como base na presente pesquisa.
Porém, alguns aspectos analisados não obtiveram relevância estatística significante. Ademais,
existem outras fontes de conhecimentos sobre finanças que também são relevantes, como a
experiência prática e os conhecimentos advindos da família. |