Abstract:
|
Diversas cidades ao redor do mundo têm exigido que as operadoras de transporte público deixem de utilizar ônibus movidos a combustíveis fósseis nas próximas décadas e passem a operar com veículos movidos a energias limpas. Diante deste cenário, os ônibus elétricos tem se mostrado uma opção interessante devido à constante evolução tecnológica. Este trabalho tem como objetivo construir um modelo matemático para o problema de substituição de frota de ônibus a combustão por ônibus elétrico, considerando o leasing como alternativa financeira. Assim, operadoras de transporte são capazes de otimizar o plano de substituição de frota, comparar alternativas financeiras e garantir que todas as restrições e metas determinadas serão respeitadas. O modelo é desenvolvido em programação inteira e faz uso da Modelagem como metodologia de pesquisa. Os resultados obtidos com a aplicação numérica baseadas em dados reais mostram que o modelo se comporta de acordo com a realidade do problema, se adaptando à modalidade de gerenciamento escolhida pela operadora de transporte. O leasing como alternativa financeira se mostrou competitivo no cenário estudado, resultando em soluções financeira e operacionalmente satisfatórias. |