Abstract:
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O presente estudo visa compreender como a Educação Física Escolar estabelece relações com a trajetória dos atletas olímpicos de Santa Catarina para a participação nos Jogos Olímpicos (JO) de Verão de 2016. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo por meio de entrevistas semiestruturadas. Deste modo, buscou-se, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da História Oral, informações dos atletas olímpicos catarinenses que participaram da edição dos Jogos Olímpicos (JO) de Verão de 2016. Os atletas são importantes atores dos JO, entretanto, raramente são identificados como um dos elementos estruturais de constituição deste histórico megaevento. No levantamento de referencial teórico realizado, constata-se que há poucos materiais científicos disponíveis e publicados acerca da história do esporte olímpico catarinense e, ainda menos, sobre a participação dos atletas olímpicos catarinenses. Para tanto, foram realizadas oito (8) entrevistas, a saber: três (3) atletas do Rugby; um (1) atleta da Ginástica Rítmica; um (1) atleta do Tiro Esportivo; um (1) atleta do Ciclismo de estrada; um (1) atleta do Hóquei sobre grama; e um (1) atleta do Remo. Concluímos que a vivências de várias práticas ensinadas nas aulas de educação física contribuíram para os atletas desenvolverem suas habilidades esportivas fundamentais. Em particular, destaca-se que as práticas de competição presentes nas aulas de educação física e as vivências em várias esferas de aprendizagem presentes nas escolas despertaram seu interesse pelos esportes e influenciaram os catarinenses a competir nas Olimpíadas. |