Abstract:
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Não é de hoje que o setor de desenvolvimento de software introduziu um novo perfil dentre os profissionais envolvidos no processo de criação de programas de computador: o profissional de Quality Assurance (QA). Esse profissional é responsável por testar o software desenvolvido e garantir a qualidade do mesmo, trabalhando para evitar que bugs escapem para produção. Mas - mesmo já tendo passado bastante tempo da consolidação dessa atividade - os profissionais designados para tal ainda sentem certa discriminação no ambiente de trabalho. De olhares de desdém até discussões acaloradas, atritos entre desenvolvedores e SQA é algo relativamente comum. Nas últimas décadas, o profissional de qualidade se encontra em posição de não reconhecimento do seu trabalho, podendo sentir-se por vezes inferior aos demais profissionais de TI. Esse sentimento, aliado à uma alta cobrança (demanda cada vez maior da qualidade dos produtos), pode tornar seu dia a dia muito estressante, por vezes até prejudicial para sua saúde mental. Neste trabalho foi elaborada uma pesquisa com o objetivo de coletar dados sobre a visão que os profissionais de TI têm sobre o profissional de garantia de qualidade de software. O estudo revelou algumas questões como a compreensão limitada do papel do SQA entre os colegas e também as pressões enfrentadas por esses profissionais, impactando sua saúde mental. Abordar esses desafios pode levar a melhores práticas e resultados no processo de desenvolvimento de software. |