Abstract:
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Para o sucesso da missão de uma aeronave de competição Aerodesign, é essencial
que o pouso ocorra sem o comprometimento da integridade estrutural do trem de pouso.
Buscando aprimorar o projeto do trem de pouso frontal, propôs-se a investigação
de uma falha ocorrida durante o pouso da aeronave ν-22 Peregrinus da Equipe
Nisus Aerodesign, fazendo uso de método de elementos finitos aliado à análise de
registros fotográficos e de vídeo do componente real. A partir do conhecimento obtido
por uma simulação estática de um modelo simplificado do componente, assumindo
materiais com propriedades isotrópicas e aplicando cargas unitárias em diferentes
direções, foi possível realizar análise qualitativa da distribuição de tensão na peça,
estabelecendo uma relação entre o carregamento ocorrido no pouso e a falha
observada na peça real. Foram propostas modificações à geometria da peça de forma a
melhorar as propriedades mecânicas na direção identificada como crítica, assim como
recomendações de projeto como mudança no alinhamento das fibras do laminado das
faces e reavaliação do projeto elétrico do servo da roda do trem de pouso frontal. Dessa
forma, a compreensão do fenômeno abstraída de análises empíricas e de simulação
numérica possibilitou a proposição de recomendações relevantes acerca do projeto do
trem de pouso frontal. |