A Pandemia De Covid-19 E Os Desafios Da Educação Física Escolar: Análise De Um Dossiê Temático

DSpace Repository

A- A A+

A Pandemia De Covid-19 E Os Desafios Da Educação Física Escolar: Análise De Um Dossiê Temático

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Rogério dos Santos
dc.contributor.author Sousa, Christiano Andrada de
dc.date.accessioned 2023-07-10T16:00:21Z
dc.date.available 2023-07-10T16:00:21Z
dc.date.issued 2023-06-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248440
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo analisou de forma qualitativa/quantitativa um dossiê temático produzido pela revista Pensar a Pratica, periódico científico editado sob a responsabilidade da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (GO). Onde o eixo de estudo foi a Educação Física em vários contextos durante a pandemia de COVID-19, composto por 14 artigos que visavam interpretar a Educação Física durante o fenômeno pandêmico, produzidos por 39 (100%) autores, sendo 17 homens (43%) e 22 mulheres (57%); a literatura vigente corrobora esta predominância em tempos de pandemia. A origem dos autores por vínculo acadêmico apresentou uma concentração nas instituições localizadas na região sudeste (51%) com destaques para os estados de Minas Gerais (23%), São Paulo (18%) e Espírito Santo (10%). Já em relação aos temas publicados houve a prevalência a Educação Física Escolar (EFE) apresentando as dificuldades e os desafios dos professores na intervenção para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A desigualdade ao acesso à internet foi prevalente, mesmo assim a mediação digital entre o aluno e o professor foi feita através de aplicativos de conversa e pelas redes sociais. As aulas “in loco” foram ministradas através de vídeo por computadores e celulares. Constatou-se ainda que não houve alterações para os métodos de intervenção na mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), predominando a Educação Física tecnicista e esportivizada. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Educação Física, Distanciamento, Pandemia, Tecnologia. pt_BR
dc.title A Pandemia De Covid-19 E Os Desafios Da Educação Física Escolar: Análise De Um Dossiê Temático pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Christiano_PDFa_assinado.pdf 932.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar