dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Rogério dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Sousa, Christiano Andrada de |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-10T16:00:21Z |
|
dc.date.available |
2023-07-10T16:00:21Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248440 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo analisou de forma qualitativa/quantitativa um dossiê temático produzido pela revista Pensar a Pratica, periódico científico editado sob a responsabilidade da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (GO). Onde o eixo de estudo foi a Educação Física em vários contextos durante a pandemia de COVID-19, composto por 14 artigos que visavam interpretar a Educação Física durante o fenômeno pandêmico, produzidos por 39 (100%) autores, sendo 17 homens (43%) e 22 mulheres (57%); a literatura vigente corrobora esta predominância em tempos de pandemia. A origem dos autores por vínculo acadêmico apresentou uma concentração nas instituições localizadas na região sudeste (51%) com destaques para os estados de Minas Gerais (23%), São Paulo (18%) e Espírito Santo (10%). Já em relação aos temas publicados houve a prevalência a Educação Física Escolar (EFE) apresentando as dificuldades e os desafios dos professores na intervenção para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A desigualdade ao acesso à internet foi prevalente, mesmo assim a mediação digital entre o aluno e o professor foi feita através de aplicativos de conversa e pelas redes sociais. As aulas “in loco” foram ministradas através de vídeo por computadores e celulares. Constatou-se ainda que não houve alterações para os métodos de intervenção na mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), predominando a Educação Física tecnicista e esportivizada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Educação Física, Distanciamento, Pandemia, Tecnologia. |
pt_BR |
dc.title |
A Pandemia De Covid-19 E Os Desafios Da Educação Física Escolar: Análise De Um Dossiê Temático |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |