dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Spengle, Anderson Wedderhoff |
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dc.contributor.author |
Lemos Neto, Manoel Morais |
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dc.date.accessioned |
2023-07-10T13:51:50Z |
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dc.date.available |
2023-07-10T13:51:50Z |
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dc.date.issued |
2023-06-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248410 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A programação e os sistemas mecatrônicos são duas das áreas que mais crescem
no mercado mundial. No Brasil, a presença delas no ensino básico ainda não foi
padronizada. No entanto, muitas escolas, majoritariamente de rede privada, já estão
tentando integrá-las em conjunto com as matérias regulares. Nesse trabalho serão
apresentadas as bases teóricas necessárias para a inicialização no mundo da robótica,
bem como propostas de experimentos utilizando kits de baixo custo, viabilizando o
investimento da rede pública de ensino. Os projetos apresentados abordarão conceitos
como: temporização de processos utilizando Light-Emiting Diodes (LEDs), detecção
de presença por meio de radiação infravermelha e controle de rotação via variação de
tensão, uso e declaração de variáveis, uso de classes e objetos, inclusão de bibliotecas,
estruturas de repetição e seleção, operadores entre outros aspectos necessários para
a programação de microcontroladores. Com isso, foi possível criar um material que
abrangesse toda a base introdutória da robótica de maneira simples, com baixo custo,
que incentiva jovens a explorar e até mesmo seguir na área. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Programming and mechatronic systems are two of the fastest-growing fields in the
global market. In Brazil, their presence in basic education has not yet been standardized.
However, many schools, mostly private ones, are already trying to integrate them
together with regular subjects. This work will present the necessary theoretical
foundations for getting started in the world of robotics, as well as proposals for
experiments using low-cost kits, making it feasible for public education networks to
invest. The presented projects will address concepts such as: process timing using
Light-Emiting Diodes (LEDs), presence detection through infrared radiation, rotation
control through voltage variation, variable usage and declaration, use of classes and
objects, library inclusion, loop and selection structures, operators, and other aspects
necessary for microcontroller programming. As a result, it was possible to create a
material that covers the entire introductory basis of robotics in a simple and affordable
way, encouraging young people to explore and even pursue a career in this field. |
pt_BR |
dc.format.extent |
68 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica |
pt_BR |
dc.subject |
Programação |
pt_BR |
dc.subject |
Microcontroladores |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Robotics |
pt_BR |
dc.subject |
Programming |
pt_BR |
dc.subject |
Microcontrollers |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de atividades didáticas em mecatrônica utilizando conjunto educacional para escolas públicas |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |