Proposta de atividades didáticas em mecatrônica utilizando conjunto educacional para escolas públicas

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de atividades didáticas em mecatrônica utilizando conjunto educacional para escolas públicas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Spengle, Anderson Wedderhoff
dc.contributor.author Lemos Neto, Manoel Morais
dc.date.accessioned 2023-07-10T13:51:50Z
dc.date.available 2023-07-10T13:51:50Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248410
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. pt_BR
dc.description.abstract A programação e os sistemas mecatrônicos são duas das áreas que mais crescem no mercado mundial. No Brasil, a presença delas no ensino básico ainda não foi padronizada. No entanto, muitas escolas, majoritariamente de rede privada, já estão tentando integrá-las em conjunto com as matérias regulares. Nesse trabalho serão apresentadas as bases teóricas necessárias para a inicialização no mundo da robótica, bem como propostas de experimentos utilizando kits de baixo custo, viabilizando o investimento da rede pública de ensino. Os projetos apresentados abordarão conceitos como: temporização de processos utilizando Light-Emiting Diodes (LEDs), detecção de presença por meio de radiação infravermelha e controle de rotação via variação de tensão, uso e declaração de variáveis, uso de classes e objetos, inclusão de bibliotecas, estruturas de repetição e seleção, operadores entre outros aspectos necessários para a programação de microcontroladores. Com isso, foi possível criar um material que abrangesse toda a base introdutória da robótica de maneira simples, com baixo custo, que incentiva jovens a explorar e até mesmo seguir na área. pt_BR
dc.description.abstract Programming and mechatronic systems are two of the fastest-growing fields in the global market. In Brazil, their presence in basic education has not yet been standardized. However, many schools, mostly private ones, are already trying to integrate them together with regular subjects. This work will present the necessary theoretical foundations for getting started in the world of robotics, as well as proposals for experiments using low-cost kits, making it feasible for public education networks to invest. The presented projects will address concepts such as: process timing using Light-Emiting Diodes (LEDs), presence detection through infrared radiation, rotation control through voltage variation, variable usage and declaration, use of classes and objects, library inclusion, loop and selection structures, operators, and other aspects necessary for microcontroller programming. As a result, it was possible to create a material that covers the entire introductory basis of robotics in a simple and affordable way, encouraging young people to explore and even pursue a career in this field. pt_BR
dc.format.extent 68 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Robótica pt_BR
dc.subject Programação pt_BR
dc.subject Microcontroladores pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Robotics pt_BR
dc.subject Programming pt_BR
dc.subject Microcontrollers pt_BR
dc.title Proposta de atividades didáticas em mecatrônica utilizando conjunto educacional para escolas públicas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Tcc_17204282_repos_rev.pdf 3.616Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar