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Este trabalho aborda o empreendedorismo feminino sob a perspectiva da Economia
Feminista, com o objetivo de analisar o fenômeno no Brasil, discutindo se ele
compreende, para as mulheres, uma escolha dentre várias alternativas ou uma
escolha pela falta de alternativa. Para fazer isso, utiliza-se uma metodologia
qualitativa, descritiva e exploratória. A fim de responder ao problema de pesquisa, o
trabalho faz uma breve apresentação do empreendedorismo na teoria econômica e
no âmbito da administração e de negócios, assim como uma reflexão sobre o
empreendedorismo no Brasil e o empreendedorismo feminino, que é seguido pela
discussão da Economia Feminista com foco em sua análise na inserção da mulher no
mercado de trabalho. Mediante a avaliação do perfil socioeconômico das mulheres
empreendedoras e das características de seus empreendimentos, pode-se concluir
que o empreendedorismo feminino não pode ser romantizado como uma solução
universal para a igualdade de gênero, mas deve ser visto como uma consequência
das barreiras e das desigualdades estruturais existentes, refletindo-se como uma
escolha pela falta de alternativa que é marcada especialmente pela forma como a
articulação entre as atividades remuneradas e não-remuneradas (reprodutivas) pesa
majoritariamente sobre as mulheres. |
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