Abstract:
|
Introdução: Durante a gestação o organismo materno entra em contato íntimo com outro organismo geneticamente diferente do seu, e não somente permite que este organismo se instale, mas também fornece os suprimentos necessários para seu crescimento e desenvolvimento, através de diversos mecanismos que interagem dinamicamente de acordo com cada fase do processo gestacional.
Objetivos: Identificar e reunir informações sobre os principais mecanismos que permitem a tolerância imunológica durante a gestação, e seus efeitos e consequências à saúde materna.
Métodos: Foram pesquisados nas principais plataformas de pesquisa científica online, PubMed, Lilacs, BMJ, Science Direct, e Nature, os termos “imunossupressão gestacional”, “imunomodulação na gestação”, “sistema imune durante a gestação”, “infecções durante a gestação”, sendo selecionados e analisados artigos que descrevem mecanismos da modulação imunológica gestacional, consequências de suas falhas e de seu sucesso. Devido ao escasso número de artigos sobre o assunto, foi optado por não haver restrição nos anos das publicações, e foram incluídos artigos nos idiomas inglês, espanhol e português.
Resultados: Os trabalhos analisados identificaram como principais mecanismos de adaptação imunológica a produção de uma categoria especial de Antígeno Leucocitário Humano, chamada HLA-G, a adaptação do Sistema Complemento, aumento da presença de Lectina de Ligação à Manose na região materno fetal, predominância do perfil de resposta imune Th2 em detrimento de Th1, aumento da diferenciação das células T em Treg, Céls B, TGF-beta, TNF, NK, Granulócitos, monócitos, IDO. Estando estes mecanismos suscetíveis a maior ou menor atividade de acordo com as diferentes fases da gestação. A falha em quaisquer mecanismos implica em comorbidades durante a gestação, sendo relacionadas diretamente a pré-eclâmpsia, abortamentos, restrição de crescimento uterino e infertilidade. As consequências destes mecanismos também são relacionadas, havendo maior incidência de infecções e gravidade elevada em diversas doenças.
Conclusões: O estudo dos diferentes meios de adaptação do organismo materno ao longo da gestação é essencial para que se possa prevenir e tratar as diferentes afecções deste período, além de oferecer caminhos para novos tratamentos de doenças crônicas relacionadas à exacerbações do sistema imune.
Palavras-chave: sistema imune; gestação; modulação; mortalidade materna. |