Title: | Contribuições africanas para o ensino do Jornalismo: as experiências de Angola e Moçambique |
Author: | Carvalho, Edwin dos Santos |
Abstract: |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as experiências de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no ensino do Jornalismo. O objetivo geral é apresentar potenciais contribuições de Angola e Moçambique para a Pedagogia do Jornalismo, por meio da caracterização e da análise das estruturas curriculares, práticas pedagógicas e matrizes teóricas que sustentam a formação acadêmica dos jornalistas nesses países. O objeto empírico é formado por seis instituições que oferecem cursos regulares na área do Jornalismo, sendo três em cada país. O Corpus consiste no levantamento das legislações que regulamentam o ensino e das informações contidas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), além dos relatos de professores, alunos e coordenadores das instituições selecionadas. Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como aporte metodológico o estudo de casos múltiplos, com observação das práticas pedagógicas, aplicação de questionários com os estudantes e realização de entrevistas em profundidade com os docentes. O referencial teórico são os estudos na área da Pedagogia do Jornalismo. A hipótese levantada é que os modos de ensinar Jornalismo nos PALOP podem trazer contribuições singulares para Escolas de Jornalismo de outras regiões do mundo, incluindo o Brasil. O termo singular aqui designa características específicas dos modelos de ensino adotados nos PALOP tais como disciplinas, bibliografias e práticas docentes não convencionais em cursos de graduação do Brasil. Abstract: This research has as object of studies the experiences of African Countries of Portuguese Official Language (PALOP) in the Journalism Education. The general objective is to present potential contributions from Angola and Mozambique to the Pedagogy of Journalism, through the characterization and analysis of curricular structures, pedagogical practices and theoretical frameworks that support the Journalism Education in these countries. The empirical object is formed by six institutions that offer Undergraduate Programs of Journalism, three in each country. The Corpus consists in surveying the laws that regulate University Education and the curriculum in addition to the reports of teachers, students and coordinators of the selected institutions. This is a qualitative research based on the study of multiple cases, with observation of pedagogical practices, application of questionnaires with students and conducting in-depth interviews with teachers. The theoretical framework are studies in the area of Pedagogy of Journalism. The hypothesis raised is that the ways of educating for Journalism in PALOP can bring singular contributions to Schools of Journalism in other regions of the world, including Brazil. The word singular here designates specific characteristics of the educational models adopted in PALOP such as disciplines, bibliographies and other unconventional practices not used in Brazil. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247476 |
Date: | 2022 |
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PJOR0187-T.pdf | 13.68Mb |
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