SLOW FASHION, CIRCULAR AND CREATIVE ECONOMY FOR ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY IN FASHION: THE ROLE OF ONLINE SOCIAL NETWORK SERVICE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

SLOW FASHION, CIRCULAR AND CREATIVE ECONOMY FOR ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY IN FASHION: THE ROLE OF ONLINE SOCIAL NETWORK SERVICE

Mostrar registro completo

Título: SLOW FASHION, CIRCULAR AND CREATIVE ECONOMY FOR ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY IN FASHION: THE ROLE OF ONLINE SOCIAL NETWORK SERVICE;
SLOW FASHION, ECONOMIA CIRCULAR E CRIATIVA PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA MODA: O PAPEL DOS SERVIÇOS DE REDES SOCIAIS ONLINE
Autor: Silva, Larissa Lima; Issberner, Liz Rejane; Rodrigues, Fernando de Assis
Descrição: The protagonism that Information and Communication Technologies have gained nowadays has led to virtual spaces of interrelationship, such as Online Social Network Services, expanding the possibilities of communication of the most diverse social groups. From the environmental point of view, sustainable movements that aim to promote a more conscious consumption pattern have opportunities for visibility and dissemination of their principles in these virtual spaces. The objective of this article is to identify and analyze the spread of the principles of the Slow Fashion movement in an Online Social Network Service, Instagram, as an alternative of conscious consumption of clothing and that transits between the concepts of Circular Economy and Creative Economy. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, which verifies the presence of Slow Fashion on Instagram from a strategy of information retrieval from the use of keywords, which configures the exploratory part of this research. The results indicate that Slow Fashion is a movement with adherence in Brazil and has a presence on the Instagram platform. It is concluded that, facing the ecological crisis, Instagram can contribute to the change of individual habits towards a more sustainable consumption.O protagonismo que as Tecnologias de Informação e Comunicação ganharam na atualidade, fez com que espaços virtuais de inter-relacionamento, como os Serviços de Redes Sociais Online, expandissem as possibilidades de comunicação dos mais diversos grupos sociais. Movimentos de caráter sustentável do ponto de vista ambiental, que visam fomentar um padrão de consumo mais consciente têm, nestes espaços virtuais, oportunidades de visibilidade e disseminação de seus princípios. o objetivo deste artigo é refletir sobre a propagação dos princípios do movimento Slow Fashion no Serviço de Rede Social Online Instagram, como alternativa de consumo consciente de vestuário, e que transita entre os conceitos de Economia Circular e Economia Criativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que verifica a presença do Slow Fashion no Instagram a partir de uma estratégia de recuperação de informação baseada em palavras-chave, que configura a parte exploratória desta pesquisa. Verifica-se na coleta de dados que o Slow Fashion é um movimento com aderência no Brasil e está presente na plataforma Instagram. Conclui-se que, diante do cenário ambiental da contemporaneidade, as mudanças de hábitos individuais podem ser uma alternativa para sociedade civil contribuir para um caminho de consumo mais sustentável.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246693


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Mix Sustentável [625]
    Periódico Científico Interdisciplinar: Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharias

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar