Desenvolvimento de orientações para a implantação e gestão de horta educativa agroecológica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desenvolvimento de orientações para a implantação e gestão de horta educativa agroecológica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Gaia, Marília Carla de Mello
dc.contributor.author Caetano, Luisa Soares
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC. pt_BR
dc.date.accessioned 2023-05-10T13:57:26Z
dc.date.available 2023-05-10T13:57:26Z
dc.date.issued 2022-07-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245807
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Agronomia. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi desenvolver estratégias e orientações de educação agroecológica para o ambiente educacional e realizar atividades promovendo a Agroecologia em uma horta educativa. As atividades foram realizadas em Florianópolis-SC, em um espaço pedagógico de atendimento de contraturno escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social, em oito encontros entre os meses de Maio e Junho de 2022, divididas em atividades teóricas (aulas de Educação Ambiental e agroecológica) e práticas. Os resultados foram a revitalização da horta com a ajuda dos estudantes e o desenvolvimento do "Guia Prático: Horta educativa agroecológica", no editor gráfico Canva. A teoria da sala de aula e a prática aprendida na horta educativa agregaram conhecimento e instigaram a criatividade e curiosidade dos participantes e serviu de fomento para o processo educativo. O Guia servirá de apoio e indicará uma literatura benéfica para a manutenção das hortas educativas, ajudando a impedir o abandono destas. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this work was to develop agroecological education strategies and guidelines for the school environment and carry out activities promoting agroecology in a school garden. The activities were carried out in Florianópolis-SC, in a pedagogical space for after-school attendance for children in situations of social vulnerability, in eight meetings between May and June 2022, divided into theoretical (environmental and agroecological education classes) and practical activities. The results were the revitalization of the vegetable garden with the help of students and the development of the 'Practical Guide: Agroecological School Garden', in the graphic editor Canva. The theory of the classroom and the practice learned in the school garden added knowledge and instigated the creativity and curiosity of the participants and served as a stimulus for their education process. The Guide will provide support and will indicate beneficial literature for the maintenance of school gardens, helping to prevent their abandonment. Keywords: Agroecology, education, agronomy, guide, school garden. pt_BR
dc.format.extent 43 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject educação pt_BR
dc.subject agronomia pt_BR
dc.subject guia pt_BR
dc.subject horta escolar pt_BR
dc.title Desenvolvimento de orientações para a implantação e gestão de horta educativa agroecológica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Luisa Caetano.pdf 13.23Mb PDF Visualizar/Abrir TCC_Luisa Soares Caetano

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar