Análise da utilização de Resíduo de Construção Civil com mistura solo, para reforço de base, sub-base e subleito em Rodovia Vicinal

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Análise da utilização de Resíduo de Construção Civil com mistura solo, para reforço de base, sub-base e subleito em Rodovia Vicinal

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Título: Análise da utilização de Resíduo de Construção Civil com mistura solo, para reforço de base, sub-base e subleito em Rodovia Vicinal
Autor: Chaga, Thiago Taborda da; Barbosa, Douglas Alan da Rocha; Vier, Lucas Carvalho; Huppes, Fábio Augusto Henkes; Rogoski, Ederson Rafael; Pazze, Leonardo Giardel; Bock, André Luiz
Resumo: A implantação de recursos para rodovias pode acarretar em uma obra econômica, ambientalmente e tecnicamente viável. Para reduzir esses recursos em obras de pavimentação, surge à necessidade do melhoramento das características dos materiais disponíveis e da adaptação dos mesmos com tecnologias sustentáveis. Os Resíduos da Construção Civil são materiais que possuem alto potencial de utilização, e em maior escala na pavimentação. Dessa forma foi realizado um estudo através de ensaios em laboratório com comparativo técnico e o melhoramento do solo, amostra que foi retirada da Estrada Estadual do Rio Grande do Sul-162 - existente, juntamente com esse resíduo, para isso, é utilizado o ensaio de compactação que determina a resistência do solo melhorado com Solo-brita e com adição de Resíduo de Construção Civil, visto que ao utilizar este material, os estudos tiveram características satisfatórias com a possibilidade de redução na quantidade de recursos naturais utilizados e consequentemente nos impactos ambientais.The deployment of resources for highways can lead to an economically, environmentally and technically feasible work. To reduce these resources in paving works, there is a need to improve the characteristics of the available materials and to adapt them to sustainable technologies. Civil Construction Waste is materials that have a high potential for use, and in a larger scale in paving. Thus, a study was carried out through laboratory tests with technical comparative and the improvement of the soil, sample that was taken from the existing State Road of Rio Grande do Sul- 162, along with this residue. compaction that determines the soil resistance improved with Soilstone and with the addition of Civil Construction Residue, since in using this material, the studies had satisfactory characteristics with the possibility of reduction in the amount of natural resources used and consequently in the environmental impacts.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245576
Data: 2018-04-18


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