Odontologia e formação no SUS: Características e contribuições da preceptoria

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Odontologia e formação no SUS: Características e contribuições da preceptoria

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carcereri, Daniela Lemos
dc.contributor.author Bressan, Willian Burato
dc.date.accessioned 2023-04-12T02:41:23Z
dc.date.available 2023-04-12T02:41:23Z
dc.date.issued 2023-02-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245527
dc.description Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. pt_BR
dc.description.abstract A formação continuada e direcionada para o Sistema Único de Saúde tem sido um dos eixos estabelecidos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos vinculados à área da saúde. Se tratando da Odontologia, as DCNs versam sobre o perfil do futuro cirurgião-dentista ser pautado em uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a fim de que o profissional se capacite para todas as áreas de atenção à saúde. Tendo isso em vista, este trabalho tem por objetivo compreender como se caracteriza o caráter pedagógico do preceptor profissional do SUS e qual a sua contribuição na formação de profissionais de saúde inseridos nas realidades da Atenção Primária à Saúde/Estratégia Saúde da Família (APS/ESF). Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de literatura em três bases de dados: Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Google Scholar. Ao todo, (17) dezessete trabalhos foram selecionados a partir do critério de inclusão central, quer seja o de apresentar nuances e características relacionadas ao caráter pedagógico do(a) preceptor(a) em Odontologia – ou cujos indícios de análise recaíssem sobre este tema. Os trabalhos aqui sistematizados apontam para a necessidade de um processo de ensino-aprendizagem cujo papel do(a) preceptor(a) seja o de mediador(a) e contribuinte ao estímulo dos futuros egressos e profissionais da área, com orientação, abordagem pedagógica e cenário de práticas alinhados às demandas de integração entre Instituição de Ensino Superior e as Unidades Básicas de Saúde. A revisão evidencia algumas lacunas como a falta de formação e a falta de documentação específica que venha a regulamentar o ofício da preceptoria. pt_BR
dc.format.extent 36 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Odontologia pt_BR
dc.subject Preceptor pt_BR
dc.subject Caráter Pedagógico pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Odontologia e formação no SUS: Características e contribuições da preceptoria pt_BR
dc.type TCCresid pt_BR


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10_Willian Burato Bressan.pdf 215.2Kb PDF Visualizar/Abrir TCR_Willian
ata_Willian.pdf 83.29Kb PDF Visualizar/Abrir Ata_Willian

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