Influência de diferentes antioxidantes no tempo de prateleira da farinha de larva de mosca soldado negro (Hermetia illucens)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Influência de diferentes antioxidantes no tempo de prateleira da farinha de larva de mosca soldado negro (Hermetia illucens)

Mostrar registro completo

Título: Influência de diferentes antioxidantes no tempo de prateleira da farinha de larva de mosca soldado negro (Hermetia illucens)
Autor: Maccari, Luara Karina
Resumo: O principal objetivo desde estudo foi caracterizar o valor nutricional e o tempo de prateleira da farinha de larva de mosca soldado negro com adição butil hidroxianisol (BHA), butil hidroxitolueno (BHT) ou óleo essencial de alecrim, através do índice de peróxidos e aminas biogênicas, durante o período de 60 dias. Para isso os diferentes tratamentos passaram por análises da composição bromatológica ao tempo 0 e 60, a fim de avaliar matéria seca, matéria mineral, proteína bruta e extrato etéreo. Já as análises de índice de peróxidos e aminas biogênicas foram realizadas no tempo 0, 3, 7, 14, 28, 42 e 60 dias. Neste estudo foi possível observar que houve interação entre o tempo avaliado e os tratamentos, em relação as análises de matéria seca, proteína bruta e extrato etéreo. Em qualquer tempo avaliado o nível de extrato etéreo foi maior para o tratamento com óleo essencial de alecrim (p<0,05). Quando observado isoladamente, o tratamento com BHT apresentou redução de 1,92% no teor de extrato etéreo. Para a matéria mineral não houve interação entre o tempo e o tratamento avaliado, houve apenas efeito do tempo, que indiferentemente do tratamento, houve uma redução na matéria mineral. Os valores de matéria seca, proteína bruta e extrato etéreo foram, em média, 94,5%, 41,4% e 31,1% respectivamente. O índice de peróxidos apresentou variações ao longo do período de armazenamento, formando uma linha de tendencia. O valor máximo de índice de peróxidos para o tratamento com BHT e óleo essencial de alecrim foi no dia 0, apresentando 13,44 e 18,7 mEq/kg, respectivamente. Por outro lado, o tratamento controle e BHT apresentaram pico de peróxidos no dia 42, com 12,8 e 12,75 mEq/kg, respectivamente. Indiferentemente do tratamento o pico encontrado para o índice de peróxido ocorreu aos 0 dias reduzindo até 14 dias, voltando a aumentar com um novo pico aos 42 dias e reduzindo novamente aos 60 dias. Para os tratamentos, indiferentemente do tempo avaliado, observa-se que o tratamento com o óleo essencial de alecrim apresentou os maiores índices de peróxidos quando comparado com os demais (p<0,05). Através dos resultados obtidos, verificou-se que o tratamento controle e os tratamentos contendo antioxidante BHT e BHA mostraram-se mais eficientes para aumentar a estabilidade oxidativa da farinha de larvas de mosca soldado negro, quando comparados ao tratamento adicionado de óleo essencial de alecrim.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Zootecnia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245490
Data: 2022-07-15


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
LUARA KARINA MACCARI _2022.1.pdf 1.884Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar