Abstract:
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Como o elétron permeia diversos conceitos químicos, e também físicos e biológicos, pode-se afirmar que a compreensão desse é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a preocupação com a forma que o elétron é transposto a fins didáticos fica clara e evidente, pois influencia diretamente vários conceitos da área de ciências da natureza. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo analisar de forma reflexiva as representações do elétron nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do PNLD e realizar considerações sobre suas possíveis potencialidades e limites. A natureza desta pesquisa é quantitativa e a análise de dados fundamentada na metodologia de análise proposta por Bardin. Foram analisados 42 livros didáticos de 7 coleções diferentes, sendo possível observar a existência de 18 tipos de representações de elétron. Com essa análise pode-se afirmar que há poucas representações que tratem o elétron com o seu aspecto onda-partícula. Também notou-se uma falta de consenso entre os autores sobre o modo de representar o elétron em determinados conteúdos, além de haver uma ausência de aspectos históricos para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. |