Encarceramento em massa no Brasil e o livro didático: uma análise da obra sociologia para jovens do século XXI edição 2018

DSpace Repository

A- A A+

Encarceramento em massa no Brasil e o livro didático: uma análise da obra sociologia para jovens do século XXI edição 2018

Show full item record

Title: Encarceramento em massa no Brasil e o livro didático: uma análise da obra sociologia para jovens do século XXI edição 2018
Author: QUADROS, NÍCOLAS ROBERTO
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura consiste em analisar, as abordagens que perpassam o tema do encarceramento em massa no Brasil no livro didático “Sociologia para jovens do século XVI” em sua edição 2018, buscando avaliar se a presente obra traz alguma contribuição para o debate e de que forma este é feito. A estratégia metodológica do estudo pauta-se em uma pesquisa de análise etnográfica do livro, tendo em vista o que o material contempla em torno do assunto encarceramento em massa no Brasil. As reflexões teóricas foram feitas a partir de autores como Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Lélia Gonzalez, Michel Misse, Marco Cepik, Pedro Borba e outros. Assim, ao compreender as implicações destrutivas que o encarceramento em massa no Brasil tem na vida de populações negras e pobres e o quão urgente esse problema deva ser pautado, é premissa deste trabalho analisar se essas discussões estão sendo feitas e de que forma são construídas, bem como suas implicações para a formação de um letramento racial nos livros didáticos. Desta forma, pretende-se fomentar no Curso de Licenciatura do Curso de Ciências Sociais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), a importante discussão sobre os conteúdos referente a temática acerca do encarceramento em massa no Brasil nos livros didáticos e o seu alinhamento a uma produção didática antirracista.This Bachelor's Completion Work consists of analyzing the approaches that permeate the theme of mass incarceration in Brazil in the textbook "Sociologia para Jovens do Século XVI" in its 2018 edition, seeking to assess whether the present work brings any contribution to the debate and how it is done. The methodological strategy of the study is based on an ethnographic analysis of the book, considering what the material contemplates around the subject of mass incarceration in Brazil. Theoretical reflections were made from authors such as Pierre Bourdieu, Foucault, Lélia Gonzalez, Michel Misse, Marco Cepik, Pedro Borba and others. Thus, by understanding the destructive implications that mass incarceration in Brazil has on the lives of black and poor populations and how urgent this problem must be addressed, the premise of this work is to analyze whether these discussions are being held and how they are constructed, as well as its implications for the formation of racial literacy in textbooks. In this way, it is intended to promote, in the Degree Course of the Social Sciences Course of the Center of Philosophy and Human Sciences of the Federal University of Santa Catarina (CFH/UFSC), the important discussion on the contents referring to the theme about mass incarceration in the Brazil in textbooks and its alignment with an anti-racist didactic production.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245357
Date: 2023-03-16


Files in this item

Files Size Format View
TCL - Nícolas Quadros.pdf 1.647Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar