PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Trierweiller, Andréa Cristina
dc.contributor.author Veloso, Gabrielli Ciasca
dc.contributor.author Canto, Josi Zanette do
dc.contributor.author Ferreira, Pedro Rocha Salema
dc.contributor.author Ferreira, Alessandra
dc.date.accessioned 2023-03-24T17:27:38Z
dc.date.available 2023-03-24T17:27:38Z
dc.date.issued 2018-04-18
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245343
dc.description.abstract Este artigo objetiva “Aplicar modelo junto aos professores e alunos de escolas de educação básica para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital, via aplicação web: “Memórias Digitais de Araranguá”. Baseia-se na metodologia IPHAN de educação patrimonial, dentre outros pressupostos, como a comunicação do compromisso e atos preparatórios de Joule e Bernard (2005). As imagens são organizadas em pastas, com paisagens, monumentos, festas e catástrofes. Os alunos selecionam, mediados pelos professores, a imagem a ser pesquisada para coproduzir um texto, que deve contextualiza-la, na busca de significado (nenhuma imagem possui legenda). A aplicação aconteceu em 2017, em 02 escolas, com a participação de 12 professores e 136 alunos. O modelo contribuiu na construção do conhecimento do aluno em relação ao patrimônio, gerando respeito e atitudes de conservação, reforçando sua identidade cultural e autoestima. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to "Apply a model with the teachers and students of basic education schools to select information and dynamic knowledge construction related to the Historical Heritage of Araranguá, from the access to the images of the digital collection, via web application:" Digital Memories of Araranguá ". It is based on the IPHAN methodology of heritage education, among other assumptions, such as the communication of the commitment and preparatory acts of Joule and Bernard (2005). The images are organized in folders, with landscapes, monuments, parties and catastrophes. The students select, mediated by the teachers, the image to be searched to co-produce a text, which contextualizes it, in the search for meaning (no image has subtitles). The application took place in 2017, in 02 schools, with the participation of 06 teachers and 88 students. The model contributed to the construction of the student's knowledge regarding heritage, generating respect and conservation attitudes, reinforcing their cultural identity and self-esteem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Patrimônio Histórico Cultural; pt_BR
dc.subject Acervo Digital; pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.subject Cultural Historical Heritage; Digital Collection; Information and Communication Technologies. pt_BR
dc.title PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DIGITAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC pt_BR
dc.title.alternative PROMOTING THE INTEGRATION OF TEACHERS AND STUDENTS FROM THE BASIC EDUCATION SCHOOLS OF THE PUBLIC NETWORK TO THE DIGITAL HISTORICAL HERITAGE OF THE MUNICIPALITY OF ARARANGUÁ-SC pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
ANAIS-ENSUS-2018-Volume-II-187-198.pdf 783.0Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar