Verificação do comportamento mecânico do concreto com a substituição parcial da fibra provinda da recapagem do pneu

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Verificação do comportamento mecânico do concreto com a substituição parcial da fibra provinda da recapagem do pneu

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dc.contributor.author Batista, Giovanni dos Santos
dc.contributor.author Magni, Júlia Regina
dc.contributor.author Krug, Lucas Fernando
dc.date.accessioned 2023-03-22T12:50:04Z
dc.date.available 2023-03-22T12:50:04Z
dc.date.issued 2018-04-18
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245250
dc.description.abstract A preocupação mundial está voltada para sustentabilidade, e a construção civil é uma área que tem grande participação no consumo de recursos naturais e acabam prejudicando a natureza. Diante disso o trabalho tem como objetivo utilizar a fibra de pneu na produção de um concreto sustentável, substituindo em 5, 10, 15 e 20% do volume de areia pela fibra de pneu. Foi verificado a resistência à compressão simples nas idades de 28 e 56 dias e absorção por capilaridade na idade de 28 dias. Assim verificou-se a maior resistência do concreto referência e, quanto maior o teor de fibra adicionado, menor foi a resistência a compressão. Quanto à tração, o melhor resultado foi encontrado no teor de 15% e para absorção por capilaridade, quem obteve a menor absorção foi o teor de 20%, concluindo que quanto maior a quantidade de fibra substituída menor a absorção. pt_BR
dc.description.abstract The world concern is focused on sustainability, and civil construction is an area which has great participation in the consumption of natural resources and end up harming the nature. In addition the work has as objective to use the fiber of tire on the sustainable production of a concrete, replacing in 5, 10, 15 and 20% of the volume of sand through the fiber of tire. It was checked the resistance to compression of the ages of 28 and 56 days and absorption by capillarity at the age of 28 days. So there is a greater resistance of concrete reference and the higher the fiber content added, the lower the resistance to compression. How to traction, the best result was found in 15% and for absorption by capillarity, who had the lowest absorption was the content of 20%, concluding that the greater the amount of fiber replaced lower absorption. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Sustentabilidade; pt_BR
dc.subject Reaproveitamento; pt_BR
dc.subject Engenharia Civil pt_BR
dc.subject Sustainability; Reuse; Civil Engineering pt_BR
dc.title Verificação do comportamento mecânico do concreto com a substituição parcial da fibra provinda da recapagem do pneu pt_BR
dc.title.alternative Checking the mechanical behavior of concrete with the partial replacement of the fiber derived from recycled tyres pt_BR
dc.type Article pt_BR


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