Abstract:
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Análise das crenças de licenciandos de graduação em Matemática a respeito da
motivação para aprender dos alunos. O referencial teórico deste projeto é composto
basicamente pelos estudos desenvolvidos pelos autores a seguir: Jesus (2008), Kaplan (1991),
Monteiro e Pompeu (2001), Pajares (1992), Nespor (1987), Porlán (1994), Zorzan (2004),
com destaque no estudo realizado por Oliveira (2015) a partir do tema “Crenças de
professores de ciências da natureza e matemática sobre motivação dos alunos”. Os sujeitos de
pesquisa deste projeto são os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade
Federal de Santa Catarina - UFSC. O presente estudo não pretende esgotar o tema proposto,
mas sim identificar junto aos licenciandos do curso de Matemática quais suas crenças sobre
motivação para aprender dos alunos. Espera-se trazer reflexões e contribuir acerca do
processo educacional, principalmente no papel da motivação no âmbito do ensino da
Matemática. Nesse escopo têm-se como objetivos específicos: a) Explorar as crenças dos
licenciandos de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender; b)
Identificar o papel destas crenças no planejamento e reflexão sobre as atividades didáticas dos
licenciandos de graduação em Matemática; c) Explorar a origem das crenças dos licenciandos
de graduação em Matemática sobre motivação dos alunos para aprender. Para tanto,
pretende-se aplicar questionário com a finalidade de investigar o proposto anteriormente. De
posse dos dados, construir uma reflexão sobre as crenças dos licenciandos sobre motivação
para aprender e evidenciar o papel desse construto no ensino da Matemática. |