Diagnóstico para Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Resíduos Poliméricos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Diagnóstico para Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Resíduos Poliméricos

Mostrar registro completo

Título: Diagnóstico para Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Ênfase em Resíduos Poliméricos
Autor: Cavalcanti, Anna L. M. S.; Sellin, Noeli; Silva, Danilo C.; Everling, Marli T.; Dagios, Roberto Novaes
Resumo: Neste artigo são apresentadas atividades relacionadas ao projeto Espaço Maker de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com Base no Design for Change. O objetivo está dirigido à educação para a sustentabilidade e à cultura maker, voltadas à problemática de resíduos poliméricos, a fim de difundir conceitos e a prática da sustentabilidade entre estudantes de escolas de ensino fundamental e médio. A metodologia consiste na revisão de literatura, levantamento de informações relacionadas a práticas educativas e ao processo de coleta e destinação dos resíduos. Foram realizadas visitas e diálogo com professores de uma escola de Joinville/SC, contato e levantamento de informações com a empresa responsável pela coleta seletiva de resíduos do município e visita em uma associação de catadores e recicladores. As informações obtidas contribuíram para a elaboração de um diagnóstico que servirá de base para aplicação do projeto nas escolas.This article presents activities related to the project entitled Maker Space of Education for Sustainable Development Based on Design for Change. The objective is aimed at education for sustainability and the maker culture, focused on the problem of polymeric waste, in order to disseminate concepts and the practice of sustainability among students from elementary and high schools. The methodology consists of reviewing the literature, gathering information related to educational practices and the process of collecting and disposing of waste. Visits and dialogue with teachers from a school in Joinville/SC, contact and information gathering with the company responsible for the selective collection of waste in the municipality, and visit to an association of collectors and recyclers were carried out. The information obtained contributed to the elaboration of a diagnosis that will serve as a basis for the application of the project in schools.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245088
Data: 2022-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vol. 7 926 - 937.pdf 11.27Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar