Análise do conforto térmico e da qualidade da ventilação interna em salas de aula naturalmente ventiladas da Zona Bioclimática 2

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise do conforto térmico e da qualidade da ventilação interna em salas de aula naturalmente ventiladas da Zona Bioclimática 2

Mostrar registro completo

Título: Análise do conforto térmico e da qualidade da ventilação interna em salas de aula naturalmente ventiladas da Zona Bioclimática 2
Autor: Scherer, Paula; Grigoletti, Giane de Campos
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar o conforto térmico promovido por estratégias convencionais de ventilação natural em salas de aula da Zona Bioclimática 2. Também visa a verificar quais estratégias viabilizam taxas de ventilação adequadas, tendo em vista o contexto de disseminação da doença do COVID-19. Foram realizadas simulações no software EnergyPlus, versão 8.9.0, para a obtenção das temperaturas operativas na sala de aula, que foi configurada com 8 condições distintas de ventilação natural. Também foi aplicada a equação proposta na EN 16798-1 para estimar a taxa de ventilação no modelo. Os resultados mostraram que as estratégias de ventilação cruzada são mais satisfatórias para a sala de aula analisada, pois viabilizaram taxas de ventilação adequadas às recomendações da OPAS. Porém, quando houve uso de ventilação cruzada e higiênica, foi identificado considerável desconforto térmico, em virtude da redução da temperatura operativa no ambiente.This research aims to identify the thermal comfort promoted by conventional natural ventilation strategies in classrooms in Bioclimatic Zone 2. It also aims to verify which strategies enable adequate ventilation rates, considering the context of COVID-19 disease dissemination. Simulations were carried out in the EnergyPlus software, version 8.9.0, to obtain the operating temperatures in the classroom, which was configured with 8 different conditions of natural ventilation. The equation proposed in EN 16798-1 was also applied to estimate the ventilation rate in the model. The results showed that cross ventilation strategies are more satisfactory for the analyzed classroom, as they enabled ventilation rates that were adequate to the PAHO recommendations. However, when cross ventilation and hygienic ventilation were used, considerable thermal discomfort was identified, due to the reduction of the operating temperature in the environment.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245050
Data: 2022-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vol. 5 462 - 473.pdf 1.006Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar