Abstract:
|
O trabalho se propõe a apresentar uma arquitetura que permita uma reflexão a respeito da incompatibilidade dos padrões tradicionais de ensino e as novas demandas da educação por meio de um projeto arquitetônico para a cidade de Florianópolis, no distrito do Ingleses do Rio Vermelho, no norte da Ilha.
Em uma cidade que continua a crescer e se desenvolver, os distritos localizados na porção norte da cidade foram submetidos a intensos processos de urbanização e crescimento populacional, conjunto de transformações que surge em diversas localidades como um potencializador do caos social observado pelos moradores, com o crescimento da violência, com o enfraquecimento da sociabilidade, do caráter comunitário e da consciência de memória coletiva.
Compreendendo que o espaço e a educação podem ser no processo de desenvolvimento dessas possibilidades e também de valorização da identidade, o projeto se constrói a partir da crescente demanda por vagas na educação primária na região tendo em mente as dificuldades dos estudantes no atual contexto da educação brasileira, estruturada de maneira impeditiva ao desejo de transformar a realidade em que se vive. |