Transtorno do Espectro Autista: o Design Social como base para a concepção de um kit pedagógico de auxílio no desenvolvimento de habilidades motoras finas

DSpace Repository

A- A A+

Transtorno do Espectro Autista: o Design Social como base para a concepção de um kit pedagógico de auxílio no desenvolvimento de habilidades motoras finas

Show simple item record

dc.contributor.author Savall, Ana Júlia
dc.contributor.author Alves, Thaina
dc.contributor.author Pazmino, Ana Veronica
dc.date.accessioned 2023-03-06T16:20:28Z
dc.date.available 2023-03-06T16:20:28Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244903
dc.description.abstract Este artigo trata do desenvolvimento de um produto para a APAE de Florianópolis, com o objetivo de ajudar crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) a terem um melhor desenvolvimento de suas habilidades motoras finas por meio de um kit pedagógico dentro da abordagem do Design Social. No trabalho é apresentado o Design Social como parte do tripé da sustentabilidade e é descrita a pesquisa realizada na APAE, os conhecimentos que de lá foram extraídos para o desenvolvimento do projeto de um kit de objetos que visam trabalhar prioritariamente com pesos e associações de forma lúdica, atendendo as especificidades de crianças com TEA. Como resultado o artigo mostra o kit e suas características pedagógicas, de ênfase social e de baixo custo. pt_BR
dc.description.abstract This article deals with the development of a product for the APAE of Florianópolis, with the objective of helping children with Autism Spectrum Disorder to have a better development of their motor skills through a pedagogical kit within the Social Design approach. In the work, Social Design is presented as part of the tripod of sustainability, and the research carried out at APAE and the knowledge extracted from it are described for the development of the project of a kit of objects that aim to work primarily with weights and associations in a playful way and attending to the specificities of children with ASD. As a result the article shows the kit and its pedagogical characteristics, of social emphasis and of low cost. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista; pt_BR
dc.subject Design Social; pt_BR
dc.subject kit pedagógico; pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder; Social Design; pedagogical kit. pt_BR
dc.title Transtorno do Espectro Autista: o Design Social como base para a concepção de um kit pedagógico de auxílio no desenvolvimento de habilidades motoras finas pt_BR
dc.title.alternative Autism Spectrum Disorder: Social Design as the basis for the design of a pedagogical aid kit in the development of fine motor skills pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-5-292-300.pdf 509.9Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar