Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mapelli, Yulli Ribeiro
dc.contributor.author Sauer, Aline Silva
dc.date.accessioned 2023-03-03T18:53:25Z
dc.date.available 2023-03-03T18:53:25Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244863
dc.description.abstract O grau de conforto ambiental apresentado pelo ambiente escolar está diretamente relacionado à qualidade do aprendizado. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar as condições de iluminação natural de duas salas de aula, com orientações distintas, de uma escola pública em Itarana-ES. Para esta análise foram realizadas simulações computacionais através do software TropLux 6 para todos os dias do ano, em três condições de céu da CIE: 3, 7 e 12, considerando os percentuais das UDI e a uniformidade, e aplicados questionários visando compreender a percepção dos usuários e compara- la aos aspectos técnicos obtidos na simulação. Os resultados indicam que os sistemas de iluminação natural das salas geram níveis de iluminância e uniformidade inadequados para promover o conforto lumínico de todos os usuários e ao comparar os resultados das simulações com as percepções coletadas dos alunos este fato foi confirmado, principalmente quanto ao excesso de luz nas áreas próximas as janelas. pt_BR
dc.description.abstract The degree of environmental comfort presented by the school environment is directly related to the quality of learning. In view of this, this research sought to analyze the natural lighting conditions of two classrooms, with different orientations, of a public school in Itarana-ES. For this analysis, we performed computer simulations using TropLux 6 software for all days of the year, in three sky conditions of the CIE: 3, 7 and 12, considering the UDI percentages and the uniformity, and applied questionnaires to understand the perception of users and compare it to the technical aspects obtained in the simulation. The results indicate that the rooms' natural lighting systems generate inadequate levels of illumination and uniformity to promote the luminous comfort of all users, and when comparing the results of the simulations with the perceptions collected from the students, this fact was confirmed, mainly regarding the excess of light in the areas near the windows. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Iluminação Natural; pt_BR
dc.subject Sala de Aula; pt_BR
dc.subject Simulação Computacional; pt_BR
dc.subject Percepção. pt_BR
dc.subject Natural Lighting; Classroom; Computer Simulation; Perception. pt_BR
dc.title Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES) pt_BR
dc.title.alternative Analysis of natural light availability of classrooms in Itarana (ES) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
VOLUME-4-636-647.pdf 1016.Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar