Design vernacular no Loteamento Sambaqui. Caso da Cohab Curitiba

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Design vernacular no Loteamento Sambaqui. Caso da Cohab Curitiba

Mostrar registro completo

Título: Design vernacular no Loteamento Sambaqui. Caso da Cohab Curitiba
Autor: Fukushima, Naotake; Santos, Aguinaldo dos; Ono, Maristela Mitsuko
Resumo: Este artigo apresenta o resultado da pesquisa realizada em um loteamento, tendo como finalidade conhecer o público-alvo para o desenvolvimento de soluções para habitações de interesse social. Para conhecer as soluções que os usuários realizam foram visitadas dez famílias no loteamento Sambaqui, situado em Curitiba, onde, além das entrevistas, foram realizados registros fotográficos. Esses registros foram analisados por um focus group para identificar as motivações e necessidades com intuito de extrair requisitos para futuros projetos para essa mesma população. Este artigo apresenta fotos e análises das soluções e inferências das motivações que podem ajudar no melhor conhecimento do público-alvo em estudo. A observação direta in loco oferece possibilidade de conhecer necessidades que podem contribuir com a técnica da entrevista e perceber comportamentos que o próprio usuário não se atenta e que têm relevância para os requisitos de um projeto para essa população e, com isso, valorizar as soluções que surgem de maneira espontânea.This article presents the results of the research carried out in a allotment, with the purpose of knowing the target audience for the development of solutions for housing of social interest. In order to know the solutions that the users adopted, ten families were visited in the Sambaqui allotment, located in Curitiba, where, in addition to the interviews, photographic records were made. These records were analyzed by a focus group to identify motivations and needs in order to adapt requirements for future projects for this same population. This article presents photos and analysis of the solutions and inferences of the motivations that can help in the better knowledge of the target audience under study. The direct observation in loco offers the possibility of knowing needs of them that can contribute to the technique not only interview and at the same time perceive behaviors that the user does unaware of which is relevant to the requirements of a project for the population and at the same time it can value the solution that arises spontaneously.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244851
Data: 2019-05-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
VOLUME-4-525-533.pdf 631.5Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar