Intervenções educativas com ensino lúdico geradoras de autonomia social e sustentabilidade ambiental em escolas da cidade de Campinas-SP

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Intervenções educativas com ensino lúdico geradoras de autonomia social e sustentabilidade ambiental em escolas da cidade de Campinas-SP

Mostrar registro simples

dc.contributor.author MACCARI, Giovanna Ramos
dc.contributor.author OLIVEIRA, Jaqueline Silva de
dc.contributor.author SEIXAS, Ana Claudia Mendes de
dc.date.accessioned 2023-03-01T19:28:10Z
dc.date.available 2023-03-01T19:28:10Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244773
dc.description.abstract A partir do contexto, desde o século XX com o desenvolvimento tecnológico e populacional, se começou a verificar que os recursos naturais são finitos, e isso trouxe consigo, a preocupação com o meio ambiente. Visando a mudança do indivíduo desde a infância, o presente trabalho busca, através de oficinas socioeducativas com crianças de 12 a 13 anos do Colégio de Aplicação Pio XII, a mudança de pensamento crítico das mesmas para uma melhor qualidade de vida. Nessas oficinas com ensino lúdico, foram elaborados materiais informativos e jogos educativos com o público- alvo, para uma melhor difusão das ideias e absorção do conhecimento. Dentre os materiais informativos e jogos estão cartilhas relacionadas com os temas compostagem, coleta seletiva, reciclagem de papel e resíduos eletrônicos e áreas degradadas. Portanto, o presente trabalho demonstra como a educação ambiental interligada a questões de meio ambiente e sociedade é de fundamental importância para a formação de um indivíduo consciente. Isso é comprovado a partir de resultados obtidos ao longo das oficinas, mudando o comportamento dos indivíduos. pt_BR
dc.description.abstract From the context since the twentieth century with technological and population development, began to verify that the natural resources are finite, and this brought with it, the concern with the environment. Aiming at the change of the individual from childhood, the present work seeks, through socio-educational workshops with children from 12 to 13 years of the Colégio de Aplicação Pio XII, to change their critical thinking towards a better quality of life. In these workshops with playful teaching, informative materials and educational games were developed with the target audience, for a better diffusion of ideas and absorption of knowledge. Among the informative materials and games are leaflets related to the themes of composting, selective collection, recycling of paper and electronic waste and degraded areas. Therefore, the present work demonstrates how environmental education interconnected with issues of environment and society is of fundamental importance for the formation of a conscious individual. This is proven from results obtained throughout the workshops, changing the behavior of individuals. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Educação ambiental; pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos; pt_BR
dc.subject Resíduos eletrônicos; pt_BR
dc.subject Oficina socioeducativa. pt_BR
dc.subject Environmental education; Solid wastes; Electronic waste; Socio-educational office. pt_BR
dc.title Intervenções educativas com ensino lúdico geradoras de autonomia social e sustentabilidade ambiental em escolas da cidade de Campinas-SP pt_BR
dc.title.alternative Educational interventions with play teaching that generate social and environmental autonomy in schools in the city of Campinas-SP pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
VOLUME-3-349-356.pdf 843.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar