Estudo do comportamento mecânico de mistura de agregado reciclado para uso como revestimento primário em vias de baixo volume de tráfego

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Estudo do comportamento mecânico de mistura de agregado reciclado para uso como revestimento primário em vias de baixo volume de tráfego

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Title: Estudo do comportamento mecânico de mistura de agregado reciclado para uso como revestimento primário em vias de baixo volume de tráfego
Author: Deus, Thiago Vargas de; Bruxel, Danielle de Souza Clerman; Schimitz, Anelise; Erhart, Rodrigo Lopes; Lopes, Viviane Gschwenter
Abstract: Os resíduos oriundos da construção civilsão gerados emquantidades expressivas e o correto descarte e reaproveitamento desses materiais ainda constituem desafios aos municípios brasileiros. Para a grande quantidade de vias urbanas não pavimentadas, o agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil é uma alternativa de substituição aos materiais convencionais. Essa pesquisa analisa as propriedades físicas e mecânicas através de ensaios laboratoriais de um composto solo-agregado para emprego em pavimentação de vias de baixo volume de tráfego. O estudo envolveu a análise do agregado reciclado, do solo utilizado para a estabilização granulométrica e o comportamento mecânico desta mistura, como forma de enquadrar os materiais nos requisitos de normas vigentes. Concluiu-se que o agregado reciclado analisado é de uso promissor, com características físicas e mecânicas satisfatórias comparáveis àquelas dos materiais tradicionais. Os resultados obtidos corroboram para a viabilidade técnica, social e ecológica do emprego desses materiais em bases e sub-bases na pavimentação de vias.Solid construction waste are generated in significant quantities in cities of large and medium size in Brazil. For the large number of unpaved urban roads, the recycled aggregate of solid waste fromthe construction industry is a substitute alternative to conventional materials. This research analyzes the physical and mechanical properties through laboratorial tests of a soil-aggregate blending for use in low-traffic roads paving. The study involved the analysis of the recycled aggregate, soil used for grain size stabilization and the mechanicalbehavior of this mixture, as a way of fra ming the materials in the parameters and requirements described in curre ntstandards. It was concluded that the recycled aggregate analyzed is of promising use, given its satisfactory physical and mechanical properties comparable to traditional materials, so the results presented in this research corroborate the proof of the technical, social and ecological viability of the use of these materials in base and sub based on the paving of urban roads.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244761
Date: 2019-05-08


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