Desenvolvimento de um instrumento para acompanhamento do egresso de programas de pós-graduação stricto sensu: uma análise exploratória

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Desenvolvimento de um instrumento para acompanhamento do egresso de programas de pós-graduação stricto sensu: uma análise exploratória

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Título: Desenvolvimento de um instrumento para acompanhamento do egresso de programas de pós-graduação stricto sensu: uma análise exploratória
Autor: Trierweiller, Andréa Cristina; Vefago, Yuri Borba; Leopoldo, Joana Fenali; Lotthammer, Karen; Maciel, Cássia Emídio; Ferenhof, Hélio A.
Resumo: Existe dificuldade em monitorar os egressos após a sua titulação, seja em cursos de graduação ou pós-graduação. Principalmente, no atual contexto, onde um dos critérios de maior peso na avaliação, que foi recentemente estabelecido, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, é o monitoramento dos egressos. É uma tarefa complexa uma vez que o monitoramento deve ocorrer o monitoramento durante 05 anos, após o término do curso. A pós-graduação necessita se estruturar e tornar tal acompanhamento um processo, por meio da construção de um instrumento ou sistema, com informações periódicas e atualizadas. Isso exige a manutenção do vínculo entre egressos e instituição de ensino. Sendo assim, este artigo objetiva uma forma de monitorar os egressos de um curso de pós- graduação. Para tal, com base em busca exploratória da literatura, foi desenvolvido um instrumento de acompanhamento e avaliação do egresso no formato de questionário, ao qual faz-se o levantamento do perfil, atuação profissional e acadêmica desses ex alunos. Conforme recomendação da CAPES.There is difficulty in monitoring alumni after their degree, whether in undergraduate or postgraduate courses. Mainly, in the current context, is one of the most critical evaluation criteria, which was recently established, by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Which is the regulatory agency for postgraduate courses in Brazil. Alumni follow-up is a complex task since the monitoring should occur monitoring for five years after the end of the course. The postgraduate course needs to structure and follow up a process, through the construction of an instrument or system, with periodic and updated information. To do so requires maintaining the bond between alumni and educational institution. Thus, this article aims at a way to monitor alumni of a postgraduate course. Based on an exploratory search of the literature, an instrument was used to follow-up and evaluate the egress in the form of a questionnaire, to which the profile, professional and academic performance of these former students were surveyed. As recommended by CAPES.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244525
Data: 2019-05-08


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