Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz

Mostrar registro completo

Título: Simulação da iluminação natural em salas de aula com prateleiras de luz
Autor: Pereira, Letícia Alves; Dal’Annio, Lorena Binhoti; Abreu, Ana Lígia Papst de
Resumo: A iluminação natural possibilita o bem-estar em ambientes escolares, e corretamente projetada, também possibilita a eficiência energética pela diminuição do uso da iluminação artificial. O objetivo deste artigo é investigar o comportamento da iluminação natural em salas de aula com diferentes configurações de proteções solares do tipo prateleiras de luz. A metodologia adotada foi simular a mesma sala de aula (orientação norte em Florianópolis) com diferentes propostas de prateleiras de luz. A comparação das proteções solares foi através do Fator de Luz Diurna, da Autonomia de Iluminação Natural, e das horas de incidência solar no plano de trabalho. Concluiu- se que houve melhora no comportamento da iluminação natural com o uso de prateleiras de luz nas salas de aula orientadas a norte, e que o ofuscamento pode ser evitado com a complementação de proteções solares que bloqueiam a incidência solar sobre o plano de trabalho.Daylighting enables well-being in classroom, and properly designed, also guarantee energy efficiency by using artificial lighting by complementarity. The objective of this paper is to compare the daylighting disponible in classrooms with different configurations of light shelves. The methodology adopted was simulate the same classroom (northern orientation in Florianópolis) with different proposals of light shelves. The comparison of the light-shelves performance was through Daylight Factor, Daylight Autonomy, and the hours of solar incidence in the working plane. In conclusion, there was an improvement in the performance of daylighting with the use of light shelves in the north-oriented classrooms, and the glare can be avoided with the complementarity of brises-soleil that block the solar incidence on the work plane.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244523
Data: 2019-05-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
VOLUME-2-56-67.pdf 1.913Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar