Sustentabilidade Social a partir da Acessibilidade Espacial nas Escolas: um estudo de caso

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Sustentabilidade Social a partir da Acessibilidade Espacial nas Escolas: um estudo de caso

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dc.contributor.author Savi, Aline Eyng
dc.contributor.author Medeiros, Pedro Luiz Kestering
dc.contributor.author Antunes, Elaine Guglielmi Pavei
dc.contributor.author Fabre, Haron Cardoso
dc.contributor.author Cardoso, Richard Cunha
dc.date.accessioned 2023-02-16T17:26:55Z
dc.date.available 2023-02-16T17:26:55Z
dc.date.issued 2019-05-08
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244518
dc.description.abstract A obrigatoriedade da inclusão de alunos com deficiência na rede de ensino regular,somada à garantia de acessibilidade nos espaços públicos, prevista por legislação federal, tornam necessária a provisão de condições de acessibilidade espacial em escolas. Todavia, para a efetiva inclusão deve-se vencer barreiras atitudinais e físicas. Acerca destas, implica na adequação em diferentes escalas: desde o percurso urbano, passando pelos ambientes até o mobiliário. Este artigo trata do estudo de caso sobre a acessibilidade espacial escolar. Utilizam-se métodos de Avaliação Pós Ocupação, através do Manual de Acessibilidade. Como resultado, apresentam-se princípios e diretrizes para o projeto arquitetônico de escolas acessíveis. pt_BR
dc.description.abstract The inclusion of students with disabilities in the regular school system, together with the guarantee of accessibility in public spaces, provided for by federal legislation, make it necessary to provide space accessibility in schools. However, for the effective inclusion, one must overcome attitudinal and physical barriers. On these, it implies adequacy in different scales: from the urban route, through the environments to the furniture. This article deals with the case study on school space accessibility. Post-occupation evaluation methods are used, through the Accessibility Manual. As a result, principles and guidelines are presented for the architectural design of accessible schools. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Escola; pt_BR
dc.subject Acessibilidade Espacial; pt_BR
dc.subject Sustentabilidade Social pt_BR
dc.subject School; Space Accessibility; Social Sustainability pt_BR
dc.title Sustentabilidade Social a partir da Acessibilidade Espacial nas Escolas: um estudo de caso pt_BR
dc.title.alternative Social Sustainability from Space Accessibility in Schools: a case study pt_BR
dc.type Article pt_BR


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