A carreira psicossocial do refugiado com ensino superior

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A carreira psicossocial do refugiado com ensino superior

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Título: A carreira psicossocial do refugiado com ensino superior
Autor: Pacheco, Rafaela Farias
Resumo: Esse estudo tem como foco a migração forçada, a experiência de vida profissional de refugiados que enfrentam múltiplas barreiras ao trabalho e à integração social ao tentar reconstruir suas vidas nos países de acolhimento. O objetivo da investigação foi compreender como refugiados com formação superior estão construindo suas carreiras psicossociais fora de suas áreas de formação profissional, utilizando uma perspectiva epistemológica construcionista e interpretativa. Nesse estudo qualitativo as carreiras psicossociais de seis refugiados com nacionalidades distintas, oriundos de países do Sul Global, foram exploradas por meio de análises detalhadas de suas narrativas. O material empírico apresenta histórias contadas em um determinado momento e em circunstâncias particulares, sendo o delineamento definido como estudos de casos múltiplos. O contato inicial com os participantes foi proporcionado por uma organização não governamental da cidade de São Paulo. Tratando-se de uma temática contemporânea, algumas dimensões psicossociais foram identificadas e estão relacionadas às suas condições de vida no Brasil, que incluem as rotas de chegada ao Brasil, a dificuldade de aprender a língua, o apoio social proporcionado por redes de cooperação migratória, suas experiências laborais e o processo de aculturação. Os resultados revelam que apesar dos refugiados pesquisados terem formações profissionais específicas e apresentarem, nesse sentido, identidades de trabalho que se aproximam de discursos de carreira tradicionais, fechados e mais estáveis, suas narrativas também evidenciam discursos de carreira mais contemporâneos, abertos e flexíveis. Assim sendo, expressam contradições relevantes que se encontram presentes em suas trajetórias de vida e trabalho. As carreiras psicossociais dos participantes, dessa forma, incluem projetos orientados para manutenção de objetivos profissionais pregressos articulados à busca por novas alternativas, muitas vezes vinculadas a redes sociais migratórias.Abstract: This study focuses on forced migration, the professional life experience of refugees who face multiple barriers to work and social integration as they attempt to rebuild their lives in host countries. The aim of the research was to understand how refugees with higher education are constructing their psychosocial careers outside their areas of professional training, using a constructionist and interpretive epistemological perspective. In this qualitative study the psychosocial careers of six refugees with distinct nationalities from countries in the Global South were explored through detailed analyses of their narratives. The empirical material presents stories told at a particular point in time and in particular circumstances, and the design is defined as multiple case studies. The initial contact with the participants was provided by a non-governmental organization in the city of São Paulo. Since this is a contemporary theme, some psychosocial dimensions were identified and are related to their living conditions in Brazil, which include the routes of arrival in Brazil, the difficulty of learning the language, the social support provided by migratory cooperation networks, their work experiences and the acculturation process. The results reveal that although the refugees surveyed have specific professional backgrounds and present, in this sense, work identities that are close to traditional, closed and more stable career discourses, their narratives also evidence more contemporary, open and flexible career discourses. Therefore, they express relevant contradictions that are present in their life and work trajectories. The psychosocial careers of the participants, thus, include projects oriented towards maintaining previous professional goals articulated to the search for new alternatives, often linked to migratory social networks.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244013
Data: 2022


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