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As Instituições de Educação Superior, em particular as universidades públicas federais, são consideradas instituições complexas, com múltiplos setores de tomadas de decisão, aliados à estrutura organizacional igualmente complexa e se deparam com dificuldades emergentes que desafiam a continuidade do exercício de seus objetivos e o cumprimento de sua função social. O investimento na área de gestão de pessoas nas IES é fundamental para garantir a constância dos serviços prestados à sociedade. O objetivo deste artigo é analisar os investimentos na área de gestão de pessoas, especialmente em contratação, qualificação, capacitação e desenvolvimento, consoantes à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), implementada pelo Decreto n.º 9.991/2019, que objetiva o desenvolvimento do servidor público federal visando o aprimoramento da gestão pública. O estudo utilizou a abordagem qualitativa de pesquisa e adotou como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental, com base nos dados disponíveis nos Relatórios Anuais de Gestão e na plataforma Observatório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 2017 a 2021. Os resultados indicam o decréscimo dos investimentos em ações de capacitação e qualificação, nos afastamentos dos servidores para capacitação e no quadro de servidores da Instituição no período analisado. |
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