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Este trabalho aborda os as especificidades do processo de internacionalização da educação brasileira iniciando pelo conhecimento das Leis e programas governamentais. Discorrendo, em seguida, sobre as principais mudanças da internacionalização e da pesquisa nas últimas décadas, buscando fazer correlações para a compreensão das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus que alterou o panorama da internacionalização em nível mundial. Destaca-se os fluxos e influxos causados à internacionalização pelas intervenções do governo brasileiro bolsonarista mediante cortes de verbas direcionados à educação e à pesquisa, justamente no período em que foram urgentes a valorização e o incentivo à ciência. Tendo este contexto como pano de fundo, e tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados pelo método ATD, o objetivo que orientou as pesquisadoras foi conhecer as conceituações, a realidade e os problemas que afetam a internacionalização da educação brasileira. A pesquisa mostrou que é indicado que as universidades aperfeiçoem seus setores internos de governança a fim de que a internacionalização possa acrescentar uma evolução na qualidade da educação ofertada. |
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