Abstract:
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O presente estudo tem como objetivo analisar as experiências e desafios vivenciados pela Universidade Federal do Pampa- Unipampa - no que tange ao Ensino Remoto Emergencial em tempos de Pandemia da COVID-19. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, tendo como unidade de análise o campus de Santana do Livramento. Com este estudo do tipo descritivo e de cunho qualitativo que teve o uso de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação participante como instrumentos de coleta de dados e sua posterior análise, foi possível identificar os elementos presentes e percebidos pelos agentes envolvidos no processo assim como também os seus efeitos no retorno as atividades presenciais. Destaca-se o fato de que o Ensino Remoto Emergencial causou consideráveis transformações e alguns aspectos excludentes se tornaram ainda mais visíveis, como a desigualdade social, tecnológica e econômica. Contudo, conclui-se que por maiores que sejam as desigualdades presentes em nossa sociedade, o ensino remoto abriu precedentes para novas formas de aprender, ressignificar e descobrir um mundo de oportunidades, diante da amplitude e complexidade que representa a educação. |