MENTORIA ACADÊMICA NA RELAÇÃO ORIENTADOR/ORIENTANDO EM CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

MENTORIA ACADÊMICA NA RELAÇÃO ORIENTADOR/ORIENTANDO EM CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS JÚNIOR, LUIZ SEBASTIÃO DOS
dc.contributor.author MENDONÇA, JOSÉ RICARDO COSTA DE
dc.contributor.author PEREIRA, MARCELA REBECCA
dc.date.accessioned 2023-01-19T18:46:27Z
dc.date.available 2023-01-19T18:46:27Z
dc.date.issued 2023-01-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243948
dc.description.abstract Este artigo investiga a relação orientador/orientando em cursos de mestrado e doutorado em programas brasileiros de pós-graduação na área de Administração a partir dos construtos “mentoria” e “mentoria acadêmica”. A hipótese testada no estudo, através de análise estatística descritiva, análise fatorial, análise de confiabilidade e análise de conglomerados (SSA), com 405 respostas obtidas a partir de um formulário online, buscou identificar se o comportamento dos orientadores, na visão dos orientandos, pode ser caracterizado como uma relação de mentoria acadêmica de qualidade. A escala utilizada para a pesquisa foi a MBS (Mentor Behavior Scale) desenvolvida por Broudeur et al (2015), uma escala do tipo likert (nesta pesquisa com seis pontos), onde as 15 variáveis estão distribuídas em quatro categorias: estrutura, envolvimento, suporte às competências e suporte à autonomia. Os resultados mostraram que a escala tem maior poder explicativo quando excluídas as variáveis de suporte à autonomia e que as demais variáveis possuem alto grau de agrupamento em um único construt, de modo que sua divisão em categorias parece ser mais didática. Além disso, a hipótese testada foi corroborada de forma significativa, de modo que orientadores costumam se comportar como mentores acadêmicos, revelando um maior impacto sobre mestrandos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title MENTORIA ACADÊMICA NA RELAÇÃO ORIENTADOR/ORIENTANDO EM CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1220173 #.pdf 736.6Kb PDF View/Open
1220173 #.pdf 736.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar