Abstract:
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A evasão escolar é um tema relevante na gestão universitária, o impacto traz prejuízo tanto para as universidades públicas, quanto privadas. A evasão em cursos de formação docente, que no Brasil são chamados de licenciaturas tem recebido especial atenção pelos gestores. O Brasil adotou no atual século a modalidade a distância na educação superior, com ênfase nas licenciaturas em universidades públicas. Levando-se em conta que a atuação principal dos graduados nas licenciaturas é no ensino fundamental e que a política de priorizar tal formação parte de um diagnóstico de carência na formação dos docentes, faz-se necessário avaliar a contribuição que a modalidade a distância tem proporcionado. Assim, o artigo busca comparar a evasão das duas modalidades em uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) a fim de diagnosticar se a evasão ocorre em função da modalidade de oferta e identificar fatores causadores da evasão.
E também foi delimitado o objetivo da pesquisa objetivo principal identificar alguns fatores causadores da evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSC nas modalidades presencial campus Florianópolis e a distância. |